Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, agosto 04, 2012

"Universidades sem dinheiro para os professores convidados"

«Asfixia financeira está a empurrar as instituições para a dispensa de docentes e para o encerramento de instalações.
Várias centenas de professores convidados pelas universidades e institutos politécnicos não vão ter o seu contrato renovado para o próximo ano lectivo. Esta é uma das consequências do corte orçamental de 2,5% anunciado pelo Governo (cerca de 16 milhões de euros) nas transferências em 2013. Um corte que os reitores dizem empurrar as instituições para uma "situação financeira limite".
Das 11 universidades e politécnicos contactados pelo Diário Económico, em média, cerca de 30 docentes não vão ter o seu contrato renovado. E há até faculdades que vão encerrar temporariamente as instalações para conseguirem poupar em despesas de funcionamento. É o caso do Instituto Superior Técnico, que vai "bloquear completamente as contratações" depois de já ter reduzido em cerca de 10% os docentes contratados em 2012, passando de 800 para 720, disse ao Económico o presidente do IST, Arlindo Oliveira. Além disso, a redução dos convidados "vai chegar aos 50%", situação que, acrescenta, deixa "o corpo docente muito desmotivado".
Este é o cenário para 2013 de uma das maiores faculdades do país, que pela primeira vez vai "encerrar as instalações temporariamente e funcionar em serviços mínimos". Medidas que vão ser tomadas mesmo depois da faculdade ter reduzido "em muito os serviços de limpeza, segurança e serviços de apoio", alerta o presidente do IST.»
(reprodução de notícia ECONÓMICO online, de 03/08/12- Ana Petronilho)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: