Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, agosto 28, 2012

"Professores catedráticos da UPorto dão ´última lição` em cerimónia de jubilação"

«Os professores catedráticos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Alberto Amaral e Adélio Machado, proferem a sua última lição no dia 28 de Setembro, no âmbito da cerimónia de jubilação, informa a Universidade do Porto (UP).
O antigo reitor da Universidade do Porto Alberto Amaral, licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto e doutorado em Química Quântica pela Universidade de Cambridge, apresenta a lição de jubilação pelas 14:30, de 28 de Setembro, no Auditório Ferreira da Silva da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e que se intitula “Uma lição breve”.
Eduardo Marçal Grilo, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e ex-ministro da Educação, Pedro Teixeira, director do Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior (CIPES), e Guy Neave, investigador do CIPES, são convidados para a cerimónia de jubilação e vão abordar como tema a “Sustentabilidade da Universidade do Porto”.
O professor catedrático Adélio Machado profere a sua última lição, intitulada “Desenvolvimento? Sempre insustentável”, às 12:00, de 28 de Setembro, no Auditório Ferreira da Silva da FCUP.
Salvador Alegret i Sanromà, professor catedrático da Universidade Autónoma de Barcelona, e Manuel Nunes da Ponte, professor catedrático e responsável pelo Departamento de Química e Bioquímica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, são os convidados especiais e apresentam o tema “Química Verde/Química Sustentável 20 anos depois”.
A cerimónia de homenagem aos dois professores catedráticos do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP e figuras da história da Universidade do Porto é aberta a toda a comunidade académica.»
(reprodução de notícia PÚBLICO online, de  27.08.2012)
[cortesia de F. Pacheco Torgal]

Sem comentários: