Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

domingo, abril 19, 2009

"Vão sobrar poucas"

"Ministro garante que as verbas para o Ensino Superior são suficientes, mas avisa que as instituições têm de racionalizar custos e corrigir má gestão. Há escolas que deverão fundir-se e centenas de cursos que poderão desaparecer."
(excerto de Artigo Expresso, datado de Sábado, 18 de Abril de 2009, intitulado Mariano Gago: "Vão sobrar poucas instituições privadas")
*
Comentário: e públicas? Vão sobrar muitas? Com o zelo com que vai "gerindo" o sector, tenho sérias dúvidas que vá restar grande coisa.
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

1 comentário:

Anónimo disse...

Das universidades e politécnicos também não restarão muitas instituições, especialmente do politécnico, porque está na forja um estatuto de carreiras que, por exemplo, neste último sus-sistema, atirará para o desemprego cerca de 3000 docentes que o têm aguentado com muito esforço, com cargas lectivas no limite e com turmas de cinquenta ou sessenta alunos.
Portanto, se estes docentes serão expulsos, as próprias instituições cairão também, por falta de professores capazes, motivados e relativamente bem remunerados.