Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, abril 27, 2009

"Ensino_superior_ Leitores - Projecto de proposta a apresentar na reunião negocial de 6.5.2009"

«Colegas:
O SNESup divulgou oportunamente o artigo da Profª Maria Luísa Maltato Borralho cuja publicação intermediou e que coloca de forma exemplar a actual situação dos leitores das Universidades Portuguesas e a necessidade de aproveitar a revisão do ECDU para dar a estes colegas o estatuto e as condições de trabalho a que têm direito.
Nas últimas semanas numerosos professores e, como é natural , leitores das Universidades Portuguesas, sobretudo da Universidade de Lisboa, da Universidade de Aveiro, da Universidade do Porto e da Universidade do Minho, confrontados com uma proposta de ECDU que assimila os leitores aos assistentes convidados e os obriga ao contrato a termo certo e à redução de remuneração, têm estado em contacto com o SNESup.
Apresentámos ao MCTES umaprimeira-contraproposta, que se encontra divulgada, e debatemos o assunto com o Ministro Mariano Gago na reunião dita negocial, na realidade apenas preliminar, que teve lugar em 22 de Abril .
O Ministro sabe que a sua proposta não é sustentável, afirma estar disposto a revê-la, mas refugia-se na falta de informação das instituições, que afirma ter solicitado, e na diversidade de opiniões sobre o papel dos leitores.
Como nos tínhamos aliás reservado o direito -atento o prazo curtíssimo que nos fora dado para a elaboração da primeira contra-proposta , vamos apresentar no dia 6 de Maio uma nova contra-proposta, cujo projecto, em anexo, colocamos à especial consideração de todos os professores de Letras e dos leitores.
[...]
Chamamos a atenção para que os leitores só obterão ganho numa causa que é justa se souberem assumi-la publicamente e não apenas junto das suas associações sindicais .
Muito depende aliás do apoio dos colegas Professores de Letras e da atitude das próprias nstituições de ensino superior, algumas das quais infelizmente elegeram nos últimos anos os leitores como alvo preferencial da não renovação de contratos e da passagem a recibos verdes.
Temos de saber concitar esse apoio.
Saudações académicas e sindicais
A Direcção do SNESup
Em 27-4-2009»
*
(reprodução parcial de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, com a proveniência que se identifica)

Sem comentários: