Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, abril 06, 2009

"Conselho Geral da Universidade da Beira Interior reúne hoje para eleger reitor da instituição"

«Covilhã: Conselho Geral da Universidade da Beira Interior reúne hoje para eleger reitor da instituição
Covilhã, 06 Abr (Lusa)
- O Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI) reúne-se hoje a partir das 15:00 para eleger o próximo reitor, anunciou a instituição na sua página na Internet.
Os quatro candidatos pertencem à instituição, apesar de o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) permitir a candidatura de personalidades exteriores.
Na corrida estão Jorge Barata, professor catedrático do Departamento Aeroespacial, António Fidalgo, presidente da Faculdade de Artes e Letras, João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde e Manuel Santos Silva, reitor da UBI há 13 anos.
A reunião de hoje segue-se às audições públicas dos candidatos, realizadas a 26 e 27 de Março, onde cada defendeu o seu programa e foi questionado pelo Conselho Geral, órgão dirigido por Carlos Salema, presidente do Instituto de Telecomunicações.
A página da UBI na Internet (http://www.ubi.pt/) disponibiliza também os vídeos das audições públicas de cada um dos candidatos.
Nos respectivos programas de candidatura todos dão grande destaque ao aumento da qualidade da UBI (através de padrões e avaliações internacionais) e apostam no papel a desempenhar pelo novo Instituto Coordenador de Investigação.
A nova forma de eleição do reitor resulta da aplicação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), em vigor desde 2007. A UBI será a terceira universidade a escolher reitor de acordo com as novas regras, depois de Lisboa e Madeira.»
*
(reprodução integral de notícia Sapo, de hoje, disponível em:
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: