Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Desabafos que me vão chegando por correio electrónico: um exemplo

«Decidi escrever-lhe por causa do nome do seu blogue, Universidade Alternativa. É que eu também desejo outra universidade. Para mim a universidade tem sido apenas lugar de sofrimento. Por várias razões. Sinto, por exemplo, que posso passar em todas as cadeiras que me põem à frente e, mesmo assim, sair de lá tão estúpido como quando lá entrei [...]. E já reparei que o melhor método para se passar às cadeiras é não tentar perceber as coisas: é assim que os meus colegas fazem. Uma vez a um "bom aluno" perguntei : "Por que razão se utiliza esta expressão (matemática) para calcular aquela quantidade?". "Não sei," respondei-me. "Só sei que é assim".»
(excerto de mensagem que me caiu na caixa de correio electrónico há uns dias)

1 comentário:

Anónimo disse...

O conceito de Bolonha tem este fim! Alunos Licenciados que nada sabem!