Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Revista de imprensa: do ministro que reconhece atrasos de pagamentos ao reitor que quer qualificar e internacionalizar

Noticia Económico
Qualificar, avaliar e internacionalizar:
Artigo JN
OE2010/Ensino Superior: Ministro reconhece atrasos "excessivos e inaceitáveis" na atribuição de bolsas:
*
(cortesia de Nuno Soares da Silva)

2 comentários:

Anónimo disse...

"Qualificar ao nível do ensino superior 100 mil jovens em quatro anos, criar boas relações com a nova Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e reforçar a internacionalização das universidades portuguesas são os três objectivos eleitos por António Rendas, reitor da Universidade Nova de Lisboa, para o seu mandato à frente do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP)".

Objectivos um tanto melagómanos ....
Vejamos, hoje temos jovens qualificados desempregados,após 4 anos dá-se o milagre!Criar boas relações com agência de avaliação então vai avaliar ou criar relações empáticas? Se assim é onde fica a avaliação?
Reforçar a internacionalização? Onde? Como? com que dinheiro? Se os docentes não tiverem tempo para se qualificar visto que ainda há muito licenciados e mestres por esse país fora, como se produz esse milagre?

Anónimo disse...

CONTRATO DE DESENVOLVIMENTO ENTRE O MCTES E A UMINHO
PARA A MELHORIA DA OFERTA DO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL

No documento Contrato de Desenvolvimento entre o MCTES e a UMinho quase toda a oferta formativa de licenciatura corresponde a cursos aprovados pelo antigo Senado e já registados na DGES.

Para quem teve paciência para ouvir o Ministro na AR, a 22 de Fevereiro, terá ouvido Gago afirmar que era sua expectativa que os cursos oferecidos para activos, em regime pós laboral, tivessem uma concepção totalmente diferente da oferta diúrna para o público convencional.

O compromisso da UMinho não se ajusta a esta expectativa.

O Senado deve por rapidamente ponto final nos trambolhões que resultam deste navegar à linha de costa. Há que restabelecer a legalidade.