Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

"Novo presidente do conselho de reitores elege três objectivos principais para o seu mandato"

*
(cortesia de Nuno Soares da Silva)

5 comentários:

Anónimo disse...

Capacidade de Inovação?
A UM pode ser a primeira!
À noite ainda melhor ...

Evolução do ensino da matemática desde 1950:

1. Ensino da matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou €80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é €80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )€ 20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00.
O lucro é de € 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção é € 80,00.
Se você souber ler coloque um X no € 20,00.
( )€ 20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00

Anónimo disse...

... lindo poema. Que Bonita é a atemática!!!
Parabéns ao Anónimo MatemaquitcUM ...

Anónimo disse...

o anónimo deve frequentar as novas oportunidades ou fazer um curso nocturno na UM

Anónimo disse...

Podemos afirmar que para o Ensino da Matemática é requisito único ter um curso de lingua portuguesa

Joaquim Sá disse...

Caro anónimo, olhe que não será bem assim... Não existe um bom domínio da língua portuguesa falada e escrita,em determinada área do saber, sem os conceitos, os significados e a capacidade de pensar para compreender ou construir e expressar um determinado discurso. Os meus alunos tentam frequentemente relativizar os seus erros nas UCs que lecciono, dizendo "pois, professor, é um problema de português" ao que respondo "o português é a ferramenta para você expressar o conhecimento das matérias, e se não tem esse conhecimento também não tem o português; acha que com aulas suplementares de português vai resolver as dificulades que tem na UC?" O domínio da língua não um problema