Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

domingo, setembro 30, 2012

"Ex-reitor da Universidade do Porto termina carreira ´envergonhado`"

"Ao fim de 30 anos de ensino, o professor catedrático Alberto Amaral confessou estar «envergonhado» com a herança que o país deixa «às novas gerações».
O professor catedrático Alberto Amaral, ex-reitor da Universidade do Porto, dá a sua última lição na Faculdade de Ciências deste estabelecimento de ensino.
Ao fim de mais de três décadas de ensino, este químico confessou-se «envergonhado» com a herança que o país deixa «às novas gerações uma situação pior do que a que tivemos».
«Empregos piores, mais incertos, mais mal pagos e necessidade de emigrar», afirmou este professor, que não tem dúvidas em dizer que a «nossa geração falhou na sua missão».
Para Alberto Amaral, o estado das universidades é um exemplo destas falhas, estabelecimentos de ensino onde «excesso de cursos» e problemas de financiamento.
«Estamos a passar um período muito complicado, nomeadamente porque os investimentos que foram feitos em investigação poderão agora ser postos em causa, pelo menos em algumas áreas», frisou.
Alberto Amaral acredita mesmo que teme mesmo que a formação superior deixe de ser opção com a atual situação económica, uma vez que muitos poderão passar a pensar este género de cursos «já não são uma porta para o mercado de trabalho».
O professor universitário, que teve um dos mandatos mais longos como reitor da Universidade do Porto, esteve ligado à expansão desta universidade com a criação de novos edifícios e a criação de centros de investigação de parâmetros internacionais.

(reprodução de notícia TSF, publicada em 2012/09/28)
{cortesia de Nuno Soares da Silva}

Sem comentários: