Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Estas coisas são contagiosas!

No seu blogue (Co-Labor), Alexandre Sousa noticia, em 07/02/22, que "A Reitoria da U.A. e o respectivo Conselho Científico promoveram (ontem) uma sessão para discutir a gestão do E.S.
Duas personalidades deram a cara por este debate: Rosa Pires (U.A.) e Neves Adelino (UNL).
3 tópicos, dos quais 2 com base em documentos – Relatório OCDE e discurso MCTES 14.02.07 – e um de carácter divagatório em torno dos critérios de competência para avaliar um Reitor.[...]".
Não acham isto uma provocação? Ou, até, uma grande pouca vergonha?
Onde é que já se viu uma reitoria patrocinar e/ou estimular um debate sobre a gestão do Ensino Superior e as competências do próprio reitor? Será porque o reitor da UAveiro não é um reitor, mas uma reitora?
Outro tanto vale para o "conselho científico" da referida Instituição. Não teme o dito que o poder caia na Academia, o que equivale a dizer "na rua"? Instalado este clima de abertura ao debate e à liberdade de opinião, há o risco de passar a haver "Universidade" ou, se se quiser, "Univercidade". Depois, estou para ver como as autoridades universitárias vão repor o "romance" em que temos vivido.
Note-se que não estou especialmente preocupado com a Universidade de Aveiro mas com muitas outras. É sabido serem estas coisas contagiosas!

J. Cadima Ribeiro

2 comentários:

Anónimo disse...

Colega facilmente se percebe que a reitora não tem os "legumes" no sitio.

Regina Nabais disse...

É mesmo, j. cadima ribeiro, penso que tem razão quando diz que
"estas coisas são contagiosas".
E anda Portugal e o resto do mundo em quase constante prevenção e estado de alerta cor de laranja-roxinha (reboliço) por causa da "gripe das aves", enquanto que todas as questões ligadas ao futuro da educação superior,pelo facto de, na sua maioria estarem, sob controlo de aves raras, parece estarem, exclusivamente, dependentes da crença que só "o tempo/dinheiro/outros quaisquer resolverão..."