Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

"É para estar à frente do seu tempo que a Universidade existe"

"Porque é que as minhas propostas têm que adormecer na gaveta, vinte anos ou mais, por se considerar que não são oportunas, que estão à frente do seu tempo? É para estar à frente do seu tempo que a Universidade existe. É por essa razão que estou na Universidade."

Virgílio A. P. Machado

(extracto de mensagem, datada de "07/02/26", intitulada "Universidade do Futuro: as propostas", disponível no blogue Por Educar)
/...
Comentário: tenho a convicção que a cúpula dirigente da universidade onde trabalho subscreverá o título que resolvi reter para o extracto de mensagem que reproduzo, embora por razões diferentes das enunciadas por Virgílio Machado - a ideia parece-me ser a de colocar a instituição tão à frente do tempo presente que, por altura que cessem o respectivo mandato, já só se vislumbrem cácos daquilo que ela foi.
Ps: de imprescindível leitura é também "O Japão que me desculpe, mas esta patente é NOSSA!", de Regina Nabais (Polikê?), sem esquecer o seu sublinhado "aqui"; com este ministro e estes reitores, o futuro da universidade portuguesa é já ali, ao virar da esquina.

Sem comentários: