Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, dezembro 17, 2007

"Coimbra: dois professores universitários condenados por abuso de poder e falsificação de documentos"

Notícia PÚBLICO - Última Hora

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação
Coimbra: dois professores universitários condenados por abuso de poder e falsificação de documentos
2007-12-17 14:51:00 Lusa
«Dois professores da Universidade de Coimbra (UC) foram condenados hoje em tribunal a diferentes penas de prisão por crimes de abuso de poder e falsificação de documentos.
Francisco José dos Santos Sobral Leal, antigo presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação da UC, foi condenado a uma pena de dois anos e meio de prisão e ao pagamento de 250 dias de multa à taxa diária de 13 euros.
O tribunal colectivo da Vara Mista do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra decidiu suspender por dois anos a execução da pena de prisão aplicada a Francisco Sobral.
Em relação a este arguido, o tribunal julgou parcialmente procedente a acusação assumida por três queixosas, Zélia Pinto, Susana Guerra e Maria Inês, que eram todas docentes daquela faculdade no período em que ocorreram os crimes, de finais da década de 90 até 2001.
As penas de prisão e multa aplicadas em cúmulo jurídico a Francisco Sobral punem três crimes de abuso de poder e três de falsificação de documentos que o tribunal deu como provados.
Este professor catedrático, que entretanto se aposentou da actividade académica, liderou na década de 90 a comissão instaladora da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação e, mais tarde, os seus Conselhos Directivo e Científico.
A docente Ana Maria Medeiros de Abreu Faro, que chegou a integrar também o Conselho Directivo, foi condenada a um ano de prisão, como co-autora de um crime de abuso de poder, pena que é substituída pelo pagamento de 360 dias de multa à taxa diária de 10 euros.»
*
(reprodução de notícia do Público com as referências indicadas acima)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

1 comentário:

Anónimo disse...

Falta saber porquê, será porque também obrigavam os docentes convidados a assinar cartas de despedimento na altura das assinaturas dos contratos como aqui na UM, ou até porque se contratava prestadores de serviço para dar aulas, ou porque se fabricam pareceres jurídicos à medida do necessário do nosso mui omnipotente Reitor Guimarães Rodrigues? Saberão os Deuses e quiçá outros que tal...