Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Notícias do MIT: a surpesa de ler coisas acertadas

«As instituições académicas portuguesas "não são o número 1", sublinhou o professor, apesar de as considerar "muito boas e com uma sólida base científica", embora marcadas por "conservadorismo, demasiada concentração na publicação dos 'papers' (ensaios) e pouca predisposição para a mudança". "Precisamente por não serem o número 1, podem mudar, há uma razão para fazer algo de diferente. Têm de começar a trabalhar em conjunto com a indústria, a criar especialistas em engenharia, incluindo mais e mais investigação", avisou Yossi Sheffi, que não minimiza as "dificuldades" inerentes.»
*
(reprodução de extracto de notícia do Jornal de Negócios, de 10 de Dezembro de 2007, intitulada "Director do MIT critica separação entre ensino superior e indústria em Portugal")
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

1 comentário:

Vasco Eiriz disse...

Isto dito por um professor do MIT tem muita pinta! Será que se refere aos seus parceiros portugueses? Se as universidades portuguesas têm assim tantos problemas - algo que aqui não se nega - porque é que o MIT aceitou estas parcerias?!