Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, junho 30, 2008

"Quem é que fez mal as contas sobre o ensino superior?"

«O antigo reitor do Algarve considera que, hoje, "as universidades já emagreceram o que havia para emagrecer" e espera ver concretizadas as promessas deixadas em Janeiro pelo primeiro-ministro de que 2009 será um ano de investimento no ensino superior. Caso contrário, diz, "pode se perder" o que se foi construindo no passado recente: "Nos últimos anos, houve uma aposta muito grande na qualificação do pessoal docente das universidades", lembra. "Conseguiu-se aumentar em muito o número de doutorados. Mas parece esquecer-se que essas melhorias de qualificações se reflectem, em termos legais, na melhoria das condições salariais".
Ou seja: os corpos docentes ficaram mais caros. Além disso, reduzir pessoal, além de difícil face às leis do sector, não é a solução "desejável" numa altura em que se quer - e em certa medida se está a conseguir - reforçar o número de alunos do superior. Outro exemplo dado por Adriano Pimpão é a área da investigação que "muito graças ao esforço do actual ministro, neste e em anteriores governos, teve um progresso notável", mas cujo futuro poderá ser ameaçado se as universidades concentrarem cada vez mais recursos nos salários, para preservar a vertente do ensino.
Para Adriano Pimpão, "o facto de surgirem algumas críticas sobre situações específicas, não significa que toda a política para o sector esteja a ser posta em causa". O professor não hesita em reconhecer que o novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES) "veio responder, em grande medida, a algumas das exigências mais antigas das instituições". E mesmo alguns aspectos mais controversos, como a entrada de elementos externos às instituições nos conselhos gerais, as novas estruturas dirigentes das universidades, podem ser "muito positivas" no futuro: " ao abrirem as portas à sociedade, as instituições acabam por ganhar novos aliados, alguns deles figuras de grande relevo, na defesa das suas posições".»
*
(excerto de entrevista de Adriano Pimpão ao DIÁRIO DE NOTÍCIAS, publicada na edição de 08/06/28, sob o título "Quem é que fez mal as contas sobre o ensino superior?")
.
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

4 comentários:

Anónimo disse...

Correcção: edição de 08/06/28

Anónimo disse...

E, já agora, a ligação: http://dn.sapo.pt/2008/06/28/sociedade/quem_e_fez_as_contas_sobre_o_ensino_.html

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro MJMatos,
Obrigado pela oportuna chamada de atenção.
Um abraço,

J. Cadima Ribeiro

Anónimo disse...

Comentários como estes são perfeitamente dispensáveis, já que o que está em causa não são datas mas sim o conteúdo da notícia.