Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, março 16, 2009

Revista de imprensa: formação de professores do ensino politécnico; cooperação fronteiriça

Notícia DN: DN_ONLINE
Portugal vai a Espanha doutorar professores:
http://dn.sapo.pt/2009/03/16/sociedade/portugal_a_espanha_doutorar_professo.html
-
Artigo JN
Castelo Branco: curso de Protecção Civil tem estágios em Espanha e forma técnicos da Extremadura:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1170707

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

1 comentário:

Anónimo disse...

O que se está a fazer é um negócio, eu diria ... vergonhoso, mas já não faz sentido dizer tal coisa. Por todo o lado o que hoje se faz é a compra e venda de graus académicos, vulgo "canudos". Por isso, essa coisa deixou de ser vergonha e passou a ser capacidade de adaptação (quiça inovação) aos tempos modernos. Não interessa o conhecimento, a qualidade da formação, interessam sim os "canudos" para se ficar habilitado a vender "canudos".
Mesmo dentro das universidades e designadamente na UM existe esse negócio. Muitos dos graus académicos concedidos não têm outra finalidade que não seja engordar o curriculo de certos académicos, sem nenhuma relação com o conhecimento ou a formação do candidato. Este, por sua vez, só quer o canudo, e afastar a carga de trabalhos que é fazer algo com qualidade. A convergência de interesses é perfeita. E cada vez mais quem se mantenha fiel ao ideal do conhecimento, deita fora as boas "oportunidades", não passa de um lorpa.