Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, março 17, 2009

Sobre o funcionamento das assembleias estatutárias das Escolas da UMinho: um caso

No IE, ainda não tinha havido eleições para a AE, e os membros da única lista candidata dos professores e investigadores já divulgava internamente partes do regulamento, ainda que salientando serem provisórias, o que nos leva a interrogar sobre se os representantes dos alunos e funcionários não são membros de pleno direito nas AE.
Após as eleições, e enquanto se aguarda a homologação dos resultados, o grupo eleito dos professores/investigadores já se tem reunido novamente. Sem colocar em causa o direito à reunião de qualquer grupo de cidadãos, não deixa de causar estranheza porque razão esse grupo não se tem reunido com os representantes dos alunos e dos funcionários, dado terem sido eleitos ao mesmo tempo.
*

3 comentários:

Anónimo disse...

Há uma importante particularidade no resultado das eleições para a AE do IE: a maior precentagem de votos brancos de entre todas as eleições para as AE das escolas da UM (36,5 %). Para início de criação de um nova Escola da UM, não é certamente um bom augúrio. A prová-lo está esta "informalidade" de um grupo que já trata o futuro IE como se fora o seu quintal.

Anónimo disse...

Ó colega, por que não organizou uma lista? Veja bem que os 31 de votos brancos, mais 12 abstenções, mais 2 votos nulos dá um "partido" de 45 votos face aos 52 da lista vencedora. Uma expressão de descontentamento muito signfificativa, não acha? É muito estanho que não tenha aparecido outra lista. Será que nessa democracia só há lugar para listas únicas?

Anónimo disse...

A verdade verdadeira, verdadeirinha é esta: devia ser proibido haver catedráticos com blogs. Devia ser só permitido a assitentes....