Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, julho 16, 2012

"Vagas no Ensino Superior caem pela primeira vez em nove anos"

«Candidaturas arrancam esta segunda-feira, com mais de 52 mil vagas à disposição.
O número de vagas abertas para o concurso nacional de acesso ao Ensino Superior caiu pela primeira vez nos últimos nove anos. Os alunos que já concluíram o ensino secundário podem, a partir de hoje, candidatar-se a um dos 52.298 lugares disponíveis nas universidades e politécnicos públicos. As candidaturas da primeira fase decorrem até 10 de Agosto.
Face ao ano lectivo anterior, há menos 1.202 vagas à disposição. Em comunicado enviado às redacções, o Ministério da Educação frisa contudo que "a redução do número de vagas em 2012 é inferior ao número de vagas sobrantes em 2011/2012 (7.884: 14,7%) e à diminuição do número de candidatos em 2011/2012 (4.388: 7,3%).
Este ano, pela primeira vez, o Ministério da Educação e Ciência emitiu normas orientadoras em que definiu a empregabilidade como condição para a fixação de vagas. Assim, na altura da matrícula online - no site da Direcção-geral do Ensino Superior (http://www.dges.mctes.pt) - os alunos vão poder saber qual a média dos cursos escolhidos.
Nesse despacho, o Governo designou também que as licenciaturas em Educação Básica em cada instituição deviam sofrer uma redução de, no mínimo, 20% este ano lectivo, dado o excesso de oferta.
Num estudo divulgado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) em Maio, concluía-se que um terço das instituições superiores preenchiam menos de metade das vagas, com uma situação "muito problemática" no caso dos politécnicos.
Ciências e Tecnologias com um terço das vagas
Olhando para as áreas de formação, os cursos de engenharia destacam-se, com 16,9% das vagas disponíveis. Seguem-se os cursos de ciências empresariais, com 15,5% e da Saúde com 12,7%. Os cursos de enfermagem nas Escolas Superiores de Enfermagem de Coimbra e de Lisboa e o curso de medicina na Universidade de Lisboa fazem parte dos cinco cursos com mais vagas abertas. (ver tabela ao lado) Assim, o conjunto das áreas das Ciências e Tecnologias, onde se incluem as engenharias, representa 32,3% das vagas.
Em termos geográficos, a maior oferta concentra-se, como seria de esperar, em Lisboa, Porto e Coimbra.

No total da oferta podem-se ainda encontrar 141 cursos em regime pós-laboral ou nocturno, com um total de mais de 4.500 vagas à disposição. E há também 37 cursos em que a média de entrada é inferior a 10 valores.
(reprodução de notícia JNegócios online, de 15 Julho 2012 | MarleneCarriço - marlenecarrico@negocios.pt)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: