Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, julho 11, 2012

"Reitores querem reunião urgente com Governo sobre financiamento"

«O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) decidiu hoje pedir uma reunião de urgência ao Ministério da Educação e Ciência e à Assembleia da República, sobre o financiamento das instituições no próximo ano lectivo.

Os reitores dizem que, apesar de não terem recebido da tutela qualquer informação sobre a dotação orçamental que será inscrita no Orçamento do Estado para 2013, as universidades já receberam da Direcção Geral do Orçamento “as instruções para a preparação do próximo exercício orçamental”.
O plenário do CRUP reuniu hoje, em Coimbra, para analisar a preparação do orçamento, tendo decidido solicitar, “com carácter urgente”, audiências ao ministro, Nuno Crato, ao secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró, e à Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.
Os responsáveis pelas universidades manifestam preocupação com a situação, alegando que o financiamento das instituições públicas reflecte “uma acentuada e persistente quebra” desde 2005.
 “No corrente ano, as universidades públicas dispõem, em termos reais, de uma dotação equivalente a cerca de 80 por cento da disponível em 2005”, afirmam os reitores em comunicado.
O CRUP sustenta a posição com um gráfico, em que se verifica a evolução das verbas. Embora com dados provisórios de 2012, por o exercício ainda não estar encerrado, observa-se um montante de 745.790.550 euros, em 2005, e de 602.025.013 euros este ano.
Segundo o CRUP, as verbas apresentadas correspondem ao financiamento real do Estado para as universidades públicas, considerando actualizações salariais, contribuições para a Caixa Geral de Aposentações, cativações, reduções salariais e suspensão dos subsídios de férias e de natal este ano.»
(reprodução de notícia PÚBLICO online, 10.07.2012)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: