Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, setembro 25, 2008

"Ensino superior português está em falência técnica"

"O ministro Mariano Gago tentou fazer alguma coisa. É preciso dizê-lo. Tem uma proposta de mudança em cima da mesa: a passagem das universidades a fundações. O que falta saber é se é o caminho certo. O ministro do Ensino Superior quis aplicar o mecanismo dos incentivos. Desde 2005 que foi fechando a torneira das transferências do Orçamento. O objectivo era obrigar as universidades a queimar gorduras e a procurar financiamentos alternativos, nomeadamente obrigando-as a abrirem-se à sociedade civil e a procurarem apoios junto das empresas. Dito assim, nada a opor.
Contudo, o resultado real é bem diferente. Há um buraco de 88,5 milhões de euros no orçamento de 2008 das universidades e quatro delas, além de três politécnicos, declararam falência técnica. Não há dinheiro para pagar a professores e funcionários. Mesmo com as propinas a subir. E a OCDE avisa, num relatório sobre a realidade nacional, as propinas ainda vão ter de subir mais.
O que está em causa é o modelo."
Bruno Proença
(excerto de artigo do Diário Económico de 09/09/25, intitulado " Ensino falido - ensino superior português está em falência técnica")
-
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: