Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

domingo, setembro 28, 2008

Reformar a Universidade do Minho. Desenvolver o país! (6)

O reforço da vitalidade da Universidade do Minho (UMinho) e a promoção do bem-estar e realização profissional de todos quantos nela trabalham, são importantes desígnios que requerem a reforma e a transformação da cultura institucional.
O projecto de Estatutos da UMinho entretanto submetido à tutela para homologação em muito pouco contribuiu para esse processo de reforma e inovação, como resulta bem evidente no enunciado de missão que consagra e da ausência de qualquer elemento informador de estratégia e de refrescamento da organização.
Se o trabalho que importava fazer em sede de assembleia estatutáturia ficou, em grande medida, por fazer, significa isso que alguém vai ter que o fazer doravante. Isso vem reforçar a importância estratégica do Conselho Geral, a eleger a breve prazo. Responsabiliza também aqueles que o vão eleger, quer queiram ou não. Seria bom que todos tomassemos plena consciência disso e agissemos em conformidade, varrendo alheamentos e posições passivas. Será desta vez?
J. Cadima Ribeiro

Sem comentários: