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segunda-feira, janeiro 05, 2009

A avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia aos centros de investigação

«Há mais queixas por causa da avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Desta vez, é o grupo de investigadores da área científica das Ciências e Políticas da Educação. O documento que critica o processo e pede uma reavaliação foi assinado por 12 dos 15 centros de investigação que existem no país nesta área e já foi entregue à FCT e ao Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.
[...]
Especificamente sobre a área a que se dedicam, os investigadores falam ainda numa “desarticulação profunda entre os referenciais adoptados no processo da avaliação e as características da investigação nas Ciências e Políticas da Educação” e criticam o “processo de avaliação descontextualizado, que ignora a importância da pertinência social da actividade de investigação no domínio da educação, agrava particularmente os efeitos perversos gerais que resultam da aplicação às Ciências e Políticas da Educação, dos critérios e procedimentos adequados às chamadas ciências “duras””. O documento enviado à FCT nota ainda que “a análise indicia a utilização de parâmetros implícitos que exprimem uma visão redutora da actividade científica, tendencialmente limitada à publicação de artigos em revistas de língua inglesa”, concluindo que “a qualidade da produção científica escrita não foi sujeita a qualquer processo de avaliação substantiva quanto ao seu mérito”.»
(excertos de Notícia PÚBLICO - Última Hora, datada de hoje e intitulada "Investigadores de Ciências da Educação pedem nova avaliação")
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

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