Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

domingo, janeiro 25, 2009

Cinzentismo e mediocridade

"[...] A confirmar-se essa circunstância mais relevada sai a sua memória num tempo em que na Universidade sobressai o culto do cinzentismo e da mediocridade."

J. C.

(excerto de crónica do autor identificado publicada no jornal Notícias do Minho de 94/12/03, em coluna regular genericamente intitulada “Crónicas de Maldizer”, reproduzida integralmente nesta data em Economia Portuguesa)

1 comentário:

Anónimo disse...

Na realidade, não será que a mediocridade tem a ver com o cinzentismo?, pois "os medíocres" não procuram distinguir-se em nada, pelo menos fora das suas "quintazinhas" rigorosamente vigiadas. Buscam sobretudo o nivelamento (habitualmente por baixo) e estão determinados em que os outros sejam e procedam assim, daí o predomínio da inveja, da mesquinhice e do medo nas relações sociais.
Enquanto não ultrapassarmos esta mentalidade (tacanha q.b. ...)e nos convencermos de que não somos, à partida, melhores ou piores, do que os outros, dificilmente ultrapassaremos os impasses que provocam o atraso económico, cultural, etc. do país que somos...
infelizmente ...