Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

domingo, janeiro 04, 2009

"Eleições para Órgãos da Universidade - Novos Desafios, Novos Rumos"

"Caros(as) Colegas
Professores(as) e Investigadores(as) da Universidade do Minho:

Ao longo do ano agora acabado de surgir, certamente receberá milhares de mensagens enviadas por este canal, as quais receberão diversos tratamentos. Cremos que a mensagem que segue merecerá a sua melhor atenção. Porque tem a ver com a nossa Universidade.

Saudações Académicas
do movimento 'Novos Desafios, Novos Rumos'

NOVOS DESAFIOS, NOVOS RUMOS
A vida é feita de desafios e o olhar é feito de rumos. Por isso, lhe dirigimos este documento, na expectativa de que em si encontre leitor sensível aos grandes desafios da nossa universidade.
O grupo de professores e investigadores que se apresenta à Universidade do Minho com vista às eleições para o Conselho Geral e para o Senado Académico, acredita ser movido por genuíno interesse no sucesso da nossa organização e animado por convicto olhar sobre a realidade da nossa casa.
Inspiramos este anúncio na sábia proposta de Saramago: “Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara”. O que lhe queremos propor são, assim o desejamos, formas de ver que permitam identificar riscos e oportunidades reveladas em velhos e novos desafios que exigem mais ousados rumos. Porque acreditamos que no desafio está o ganho e que ignorar desafios é comprometer o futuro.
Este grupo não aparece agora, ele tem já uma história. Muitos de nós acompanhámos os trabalhos da Assembleia Estatutária da UM e promovemos ou participámos em debates sobre a situação da Universidade em geral e os seus reflexos na UM. O que nos uniu foi a preocupação em potenciar a nossa universidade e em desbravar caminhos que reforcem a sua capacidade de investigação e formação e, ao mesmo tempo, que sustentem a sua autonomia e ancorem a realização da sua comprometida responsabilidade social.
Este movimento de reflexão que anima a ideia de universidade que aqui se anuncia está aberto a quem quiser partilhar a análise de desafios e a equacionação de rumos. Adopta programa de acção que será posto à discussão e aberto a contribuições que o possam enriquecer. Convicto da generosidade e da utilidade das suas ideias, apresentar-se-á a eleições para o Conselho Geral e para o Senado Académico da nossa Universidade.
O nosso desafio é redescobrir os sentidos de palavras gastas por vazio uso e, nos renovados sentidos sobre a realidade, alargar os limites do desafio para neles plantar ideias claras sobre o nosso destino comum, encontrar o rumo colectivo que torne o distante próximo e o impossível realizado.
Queremos marcar encontro com o futuro por si participado.
Queremos ouvir todos aqueles que querem fazer da Universidade em geral e da Universidade do Minho em particular um lugar de procura da excelência num ambiente de profundo respeito pelas pessoas, de pesquisa de rumos ambiciosos que permitam realizar o futuro da academia e sustentar o desenvolvimento do país.
Se este enunciado toca o seu olhar, então já nos encontrámos no modo de ver. E, quem sabe, também nos poderemos encontrar no modo de fazer.

Saudações académicas e votos de Bom Ano Novo

António Cândido de Oliveira
Carlos Alberto C. M. Couto
Carolina Machado
Fernando Sousa Castro
Ivo Domingues
Jaime Rocha Gomes
Joaquim Gomes Sá
Joaquim José S. Esteves Neves
José Alberto Gomes Precioso
José Cadima Ribeiro
José Manuel Vieira
Maria Clara Costa Oliveira
Maria Eduarda Coquet
Nuno Pinto Oliveira
Rui António Ramos
Vasco Eiriz Sousa"

(reprodução integral de texto distribuído universalmente na rede electrónica da UMinho nesta data, com a autoria que se identifica)

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns por se constituírem como uma terceia via e uma alternativa ao "bloco central" constituído pelas duas listas da ex-Assembleia Estatutária.

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa