Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Ataques pirata: segunda investida

«Caros(as) colegas,
Não era minha intenção invadir-vos as caixas de correio com matéria desta natureza. Face à insistência do ataque que me é dirigido, tenho, no entanto, que o fazer, publicitando mensagem que inseri no meu blogue pessoal na sequência do primeiro ataque. Reproduzo esse texto e convido todos a consultarem-no no local de inserção original para julgarem por si a qualidade da informação que aí divulgo e a oportunidade dos temas debatidos, no seu próprio contexto e momento.
Peço desculpa por vos incomodar. Prometo voltar a fazê-lo apenas em situação limite. Notem o seguinte: os meus textos são sempre assinados, ao contrário das mensagens que agora estão a ser distribuídas.
Reproduzo de seguida a mensagem a que faço referência:
*
"Quinta-feira, Janeiro 08, 2009 (http://universidadealternativa.blogspot.com/)
Ataques pirata
Um título: Semanário das Leiras
Um endereço de correio electrónico forjado: [sdjepbbb1@googlemail.com]
Uma data: qua 7/1/2009 22:49
Três mensagens
:i) Assunto: É lamentável ...
ii) Assunto: Hercules está vivo e é português
iii) Assunto: Casos como este estão a chover na UMinho
Assim se constrói um ataque pirata a que fui sujeito ontem, usando a rede electrónica da UMinho e que foi o primeiro a que estive sujeito desde há muitos meses. Por outra via, hoje já emergiram sequelas desse primeiro ataque, visando-me pessoalmente mas, porventura, visando mais longe. No rescaldo do que se passou, ocorre-me logo uma primeira pergunta:
porque é que os “filtros” electrónicos não funcionaram ontem, sabido quão eficientes são a filtrar tanta informação útil?
E, depois da primeira pergunta, não pode deixar de surgir uma segunda:
porquê ontem?
Neste caso, tenho resposta, que é: ontem surgiu num jornal de Braga um artigo que se referia a uma candidatura aos órgãos de governo da Universidade do Minho a que o meu nome aparece associado, uma candidatura para questionar o “establishement” e que aposta em abalar a paz dos mortos em que se transformou a academia minhota [Revista de imprensa: ecos de uma campanha eleitoral (quase) a começar].
Não, não foi por acaso que os piratas deram sinais de vida ontem. Não sei se era Lua nova mas julgo que para estes piratas isso não faz diferença. É a vida, o vislumbrar de sinais de vida na academia que os inquieta.
J. Cadima Ribeiro"
*
Como última nota, sublinho a igualdade de procedimentos que viabilizou esta e as mensagens que antes nos chegaram.
Cordiais cumprimentos,
J. Cadima Ribeiro»
-
(reprodução integral de mensagem que fiz distribuir universalmente na rede da UMinho, de resposta a outra (anónima) antes divulgada na mesma sede, intitulada "BASTA DE INSULTOS, AMEAÇAS E PERSEGUIÇÃO NA UNIVERSIDADE")

1 comentário:

Anónimo disse...

Professor Cadima

Todo este ataque só pode significar uma coisa: eles estão com receio/medo da sua candidatura. Se não porque perderiam tanto tempo consigo? Sentem-se ameaçados. Sabem que é um concorrente de peso.
Aproveito para lhe dizer que fico contente por saber que temos um Hércules português.

Uma colega que acredita em si.