Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, janeiro 14, 2009

O ideal de uma universidade alicerçada na ´integridade académica`

"O Movimento ´UMinho: Novos Desafios, Novos Rumos`, orienta-se pelo ideal de uma universidade alicerçada na integridade académica, entendida como comprometimento com os seguintes valores fundamentais: Honestidade, Confiança, Transparência, Respeito e Responsabilidade. Deste conjunto de valores derivam princípios orientadores da conduta pessoal e colectiva, congruentes com a nobre missão da universidade."
*
(excerto de mensagem de correio electrónico ontem distribuída universalmente na rede electrónica da UMinho, assinada por um grupo de professores e investigadores que corporiza o movimento que se apresenta a eleições para os orgãos de governo da Instituição sob a mencionada sigla)
-
Obs: segundo todas as informações que me chegaram até ao momento, a mensagem em causa não circulou na rede específica da Escola de Engenharia. A confirmar-se essa situação, tenho (temos) que questionar porque terá sido. Há acasos, nestas coisas?

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pela estratégia que escolheram para fazer a apresentação da vossa candidatura, assim como pelos dois textos que nos deram a conhecer neste ano de 2009. Só uma equipa unida e que acredita no que quer fazer poderia optar por tal estratégia.

Anónimo disse...

A observação que adicionou à mensagem insinua, mesmo que não tenha sido essa a intenção, que "algo" esteve por detrás da não distribuição da mensagem na lista da Escola de Engenharia (EEng). No entanto, qualquer pessoa da EEng (inclusive os colegas que fazem parte da lista) sabe que apenas e-mails com o dominio interno da UM "entram" no filtro automático deste endereço.
O e-mail foi enviado de um endereço externo à UM. Será, pois, da mais elementar justiça, e uma prova da "boa-fé" da lista, incluir esta informação nos comentários.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro(a) colega,
A observação que aduzi não insinua nada. Limita-se a relatar um facto, incontroverso.
Ainda bem que há uma explicação plausível e que o(a) colega passou por aqui para deixar o esclarecimento que entendeu pertinente.
Fico-lhe grato pela produção desse esclarecimento útil.
Passe mais vezes. Não precisa de usar tanta descrição.
Cordiais cumprimentos,

J. Cadima Ribeiro disse...

Em tempo: discrição,digo