Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Ataques pirata

Um título: Semanário das Leiras
Um endereço de correio electrónico forjado: [sdjepbbb1@googlemail.com]
Uma data: qua 7/1/2009 22:49
Três mensagens:
i) Assunto: É lamentável ...
ii) Assunto: Hercules está vivo e é português
iii) Assunto: Casos como este estão a chover na UMinho

Assim se constrói um ataque pirata a que fui sujeito ontem, usando a rede electrónica da UMinho e que foi o primeiro a que estive sujeito desde há muitos meses. Por outra via, hoje já emergiram sequelas desse primeiro ataque, visando-me pessoalmente mas, porventura, visando mais longe. No rescaldo do que se passou, ocorre-me logo uma primeira pergunta:
porque é que os “filtros” electrónicos não funcionaram ontem, sabido quão eficientes são a filtrar tanta informação útil?
E, depois da primeira pergunta, não pode deixar de surgir uma segunda:
porquê ontem?
Neste caso, tenho resposta, que é: ontem surgiu num jornal de Braga um artigo que se referia a uma candidatura aos órgãos de governo da Universidade do Minho a que o meu nome aparece associado, uma candidatura para questionar o “establishement” e que aposta em abalar a paz dos mortos em que se transformou a academia minhota [Revista de imprensa: ecos de uma campanha eleitoral (quase) a começar].
Não, não foi por acaso que os piratas deram sinais de vida ontem. Não sei se era Lua nova mas julgo que para estes piratas isso não faz diferença. É a vida, o vislumbrar de sinais de vida na academia que os inquieta.

J. Cadima Ribeiro

4 comentários:

Anónimo disse...

Filtros?
Mais do que isso, autênticas esponjas! Limpam tudo que não convém que se saiba!!!!

Anónimo disse...

Possivelmente as 3 mensagens enviadas anonimamente (pois o email indicado não existe), e que conseguiram passar no crivo da filtragem que se auto apregoa em ter um correcto funcionamento, devem ter passado desapercebida à maioria dos docentes e investigadores da UM (que se limitaram a carregar no delete, mais uma vez). Julgo que esse é um problema, infelizmente, que vem acontecendo recorrentemente no que respeita à percepção que a maioria tem relativamente ao governo da UM.

Anónimo disse...

Piratas atacam Ministério da Justiça, Brisa e PT.
FONTE: Jornal de Notício online de 9-01-09.

Anónimo disse...

Ora bem, caro colega...todos nós sabemos quem saõ os peritos em ir aos blogs dos colegas, vistoríá-los, descontextualiza´-los e usá-los contra o autor!
Nada pois de novo e que certamente se irá repetir ao longo da pré (e durante)a campanha.
o que é importante é que estes paladinos da liberdade (esta é a sua auto-percepção) não o rebentem psicologicamente nem vos façam desistir de lutar por aquilo em que acreditam.
É muito curioso: já o ouvi ser muito frontal com todo o tipo de colegas, ams nunca o ouvi dizer mal pelas costas de ninguém...issoo de facto incomoda os cobardes!