Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, maio 09, 2012

"Estudantes universitários contraem 1437 empréstimos desde janeiro"

«Os estudantes do Ensino Superior contraíram 1.437 empréstimos com recurso a garantia mútua entre janeiro e março, num valor médio 2,6% acima do ano letivo anterior, indica esta terça-feira, uma sociedade de investimento.
Segundo um comunicado da sociedade de investimento SPGM, uma 'holding' do sistema de garantia mútua nacional, o valor total dos novos contratos firmados desde 12 de janeiro até 31 de março ascende a 16,9 milhões de euros, tendo sido utilizados 2,24 milhões.
O valor médio dos empréstimos passou de 11,4 para 11,7 mil euros este ano.
"Em menos de cinco anos letivos, o sistema nacional de garantia mútua viabilizou a concessão de crédito a 17.236 estudantes portugueses do ensino superior. Em valor, o montante global dos contratos firmados por estudantes de licenciaturas, mestrados, pós-graduações ou de especialização tecnológica, ao abrigo deste tipo de empréstimos, chegava aos 196,8 milhões de euros no final de março", acrescenta a nota.
O recurso a este tipo de crédito por parte dos estudantes do ensino superior tem vindo a crescer, passando de 3.954 empréstimos concedidos no ano letivo de 2009/2010 para 4.466 no ano seguinte.
Os créditos em incumprimento situam-se nos 1,49%, o que equivale a pouco mais de dois milhões de euros, segundo o mesmo comunicado.
A questão do incumprimento é decisiva "para a banca e para o sistema de garantia mútua continuarem a trabalhar este produto", considera o presidente da SPGM, José Fernando Figueiredo, já que as margens trabalhadas "são negativas".
O crédito com garantia mútua para universitários regressou no começo de janeiro, depois de ter sido suspenso no começo do ano letivo.
As sociedades de garantia mútua são instituições de crédito privadas, mutualistas, detidas por mais de 55 mil Pequenas e Médias Empresas (PME) nacionais, e que emitem garantias aos bancos e outras entidades, em favor das empresas ou de pessoas individuais, como é o caso dos estudantes do ensino superior, no sentido de facilitar o seu acesso ao crédito.»
(reprodução de notícia JORNAL DE NOTICIAS online, de 8 de Maio de 2012)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: