Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, maio 03, 2012

"Harvard e MIT terão cursos online na mesma plataforma"

«Duas das melhores universidades do mundo anunciaram uma parceria para oferecer educação à distância juntas. A Universidade Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) terão cursos online através de uma mesma plataforma na Internet, baptizada de edX (edxonline.org/). Alista de cursos será anunciada nos próximos meses. As aulas devem começar já no próximo semestre.
A ideia, de acordo com as duas instituições, é possibilitar que alunos de fora dos Estados Unidos possam «frequentar» alguns cursos das instituições pela Internet.
O MIT já sabe que a estratégia na Internet funciona. No começo do ano, o instituto lançou um curso online gratuito de «Introdução aos Circuitos e à Electrónica» e teve mais de 120 mil inscritos.
«O edX é uma oportunidade para melhorar a educação, criando um novo caminho para milhões de alunos em todo o mundo», afirmou em nota a reitora do MIT, Susan Hockfield.
Na mesma linha, o reitor de Harvard, Drew Faust, disse que a plataforma estende «dramaticamente» o alcance das instituições.
As universidades ressaltaram no lançamento da plataforma que a ideia não é substituir a educação presencial pelo ensino à distância, mas complementá-lo. Esse é um dos principais temores de quem é contra a modalidade de ensino virtual.
«O campus oferece oportunidades e experiências que não podem ser replicados online», disse Hockfield.
A ideia das universidades agora é agregar mais instituições de ponta à plataforma para alargar a iniciativa de oferta de cursos na Internet.»
(reprodução de notícia Diário Digital online, de 3 de  Maio de  2012)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: