Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, maio 16, 2012

"Reitores prevêem que fatia orçamental do Estado não suba até 2022"

«António Rendas disse que em contexto de crise e de contenção orçamental as universidades não podem “perder as suas capacidades de gerar receitas”.
Este ano, a dotação orçamental para as universidades sofreu um corte de 8,5%.
O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, prevê que a fatia do Orçamento do Estado para as universidades não vai subir nos próximos dez anos, ou seja, até 2022. Um cenário que não é animador para as instituições de ensino superior que sofreram, este ano, um corte de 8,5% na sua dotação orçamental.
Por isso mesmo, a "grande exigência orçamental" que a actual crise financeira e económica trouxe implica que as universidades não possam perder as suas capacidades de gerar receitas", sublinha António Rendas. O também reitor da Universidade Nova falou durante o encerramento do seminário sobre a autonomia universitária portuguesa no contexto europeu, organizado pelo CRUP e pela Associação de Universidades Europeias (EUA), que decorreu ontem em Lisboa.

(reprodução de notícia DIÁRIO ECONÓMICO online, de 15/05/2012-Ana Petronilho)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: