Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, maio 08, 2012

Notícias da UÉvora: "Estudantes de Évora em vigília contra aumento de propinas"

«Acção termina amanhã, em Lisboa
A Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) promove hoje uma vigília nocturna para protestar contra o aumento das propinas para o próximo ano lectivo, cujo valor máximo foi fixado em 1037 euros.
O aumento de 37 euros das propinas para o próximo ano lectivo foi aprovado, por maioria, na reunião de 18 de Abril do conselho geral da Universidade de Évora.
A vigília começa às 22h00 com a concentração dos alunos na Praça do Giraldo, considerada a “sala de visitas” de Évora, seguindo-se, às 22h37, 300 segundos de silêncio pelos cerca de 300 estudantes que abandonaram aquela instituição por motivos económicos e financeiros, nos últimos dois anos. Os números são da AAUE.
Os estudantes dirigem-se depois em cortejo para o Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da academia alentejana, onde promovem durante a noite várias actividades, sempre ao minuto 37 de cada hora, como tertúlias e largada de balões negros.
 “As iniciativas começam sempre ao minuto 37 para simbolizar os 37 euros de aumento das propinas”, explicou o presidente da AAUE, Paulo Figueira.
Amanhã, de manhã, os estudantes entregam na reitoria um “cheque gigante” com o valor da propina, um documento reivindicativo e viajam para Lisboa para entregarem os mesmos documentos ao Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e à tutela.
Carlos Braumann, reitor da Universidade de Évora, frisou que “não se trata de um aumento” das propinas, mas sim da “actualização anual, de acordo com o Índice de Preços no Consumidor, como está previsto na lei”. “Em vez de aplicarmos este aumento noutras actividades, vamos aplicá-lo num fundo para apoiar alunos em dificuldades financeiras”, tal como o CRUP tinha recomendado às instituições de ensino superior, realçou.
(reprodução de notícia PÚBLICO online, de 08.05.2012)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: