Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, maio 18, 2012

"Maiores universidades privadas cortam salários"

«Os estudantes estão com dificuldades em pagar propinas, levando as maiores universidades a reduzir salários dos professores.
A Lusófona e a Lusíada, as duas maiores universidades privadas do País, estão a reduzir salários dos seus professores. A crise económica e os atrasos no pagamento de propinas por parte dos alunos são as razões avançadas pelos responsáveis das instituições.
Na Lusófona, com cerca de 12 mil alunos, aplicou-se este mês um corte de 10% ao valor dos salários de todos os professores. Uma medida justificada com um "ajustamentos nos custos" decorrente da situação económica, revelou ao Diário Económico Manuel Damásio, presidente do Conselho de Administração da entidade instituidora daquela universidade. Também a Lusíada, com oito mil alunos, admite estar a fazer"ajustamentos" para "manter a instituição estável e equilibrada, eficaz e eficiente no seu funcionamento", como revela João Redondo, vice-presidente da Fundação Minerva.
No ano passado, a Católica do Porto já tinha procedido a um corte semelhante de salários, na ordem dos 5%. Mas esta medida de redução dos salários poderá estender-se a outras instituições. A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) ainda não o fez, mas isso não implica que "essa medida não se venha a impor", admite Reginaldo Almeida, director da administração escolar da instituição.
Uma redução de salários que é possível porque os vínculos contratuais com os docentes no privado são frágeis. O Regime Jurídica das Instituições de Ensino Superior (RJIES) prevê a regulamentação um regime do pessoal docente deste subsistema de ensino que, quatro anos depois da publicação da lei ainda não foi regulamentado.

(reprodução de notícia Económico online, de 2012/05/16 - Madalena Queirós)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: