Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, outubro 05, 2006

As universidades têm assistido a uma redução gradual do financiamento

"Ano após ano, as universidades têm assistido a uma redução gradual do financiamento público. Na generalidade, o financiamento proveniente do Orçamento de Estado mal cobre as despesas anuais com salários de docentes. Este contexto, modelado pela reestruturação no âmbito do processo de Bolonha e pela avaliação internacional do sistema de ensino superior, configura uma situação de corrosão e de segmentação das instituições de ensino superior. Os contornos da racionalização do sistema, a intensificar no corrente ano lectivo, fundamentados no relatório que a OCDE produzirá proximamente, evidenciarão ainda mais, como facilmente se adivinha, o processo de erosão e de fragmentação das instituições de ensino superior."

Paulo Peixoto


(extracto de mensagem, intitulada "Corrosão da Universidade", datada de 06/09/25, disponível no sítio do SNESup; ligação ao lado)

Sem comentários: