Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, outubro 26, 2006

Instituto Internacional de Investigação

«BRAGA CRIA CONDIÇÕES PARA INSTALAÇÃO DO INSTITUTO IBÉRICO DE INVESTIGAÇÃO
(Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, reunidos em Santiago de Compostela com o Director do Instituto Internacional de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico)

Criar as condições para a instalação do “Instituto Internacional de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico”, um projecto luso-espanhol a desenvolver a partir de Braga, é um dos propósitos que a Câmara Municipal inscreve no seu plano de actividades para 2007 na área das Actividades Económicas.
Este centro ibérico de investigação, cuja instalação em Braga foi anunciada no decurso da última cimeira luso-espanhola, deverá evoluir estruturalmente a partir do próximo encontro dos dois governos peninsulares, a realizar em Novembro.
Tal como tornou público desde o início do processo, o Município de Braga mantém a sua disponibilidade para colaborar nesta instalação, tendo sempre em conta que tal facto é preponderante na atractividade que o concelho vai exercer sobre os “clusters” conectados com os ramos de investigação aí instalados.
A proposta de plano neste âmbito subscrita por Mesquita Machado reafirma igualmente a criação, no próximo ano, de um parque tecnológico, resultante das propostas do empresariado bracarense a investir do sector das novas tecnologias da comunicação.
"A aposta do Município de Braga é a de que este modelo empresarial emergente se torne um modelo predominante, a partir do qual se sustente um novo ciclo de crescimento económico, quer para o concelho, quer para o país", afirma-se.
A aposta nas novas tecnologias mantém-se, assim, uma prioridade municipal, o que implica um diálogo contínuo com as unidades de investigação e com o tecido empresarial.
Neste contexto recorda-se que Braga possui a maior rede de fibra óptica a nível nacional, "factor estratégico que potencia a sua competitividade". Recorda-se igualmente a Iniciativa “BragaDigital”, enquadrada nas “Cidades Digitais” e com vários projectos já em curso.
No que respeita aos parque industriais já existentes no concelho, este Pelouro, com competências delegadas na Vereadora Ana Paula Morais, propõe a requalificação da rede viária que os serve e, no caso de Celeirós, a reorganização do espaço público.
Em sede de revisão do “plano director municipal”, o Município de Braga propõe-se implementar a criação de “bolsas de terrenos”, onde possam vir a fixar-se pequenas e médias indústrias.»
[mensagem electrónica proveniente da Câmara Municipal de Braga (canal informativo - gabinete de comunicação), recebida hoje]
/...
Comentário: ? ? ?

1 comentário:

Anónimo disse...

CLARO, O INSTITUTO IBÉRICO DE INVESTIGAÇÃO É PARA A CMB. O PRESIDENTE VAI PASSAR A INBESTIGAR...