"A temática da Educação e consequentemente do ensino em Portugal apresenta-nos variados aspectos dignos de discussão.
Em primeiro lugar gostaria de me debruçar sobre a forma como o nosso ensino está organizado, que no meu entender se relaciona com as elevadas taxas de abandono e insucesso escolar. Tradicionalmente as nossas aulas seguem um modelo uniforme, que encara os alunos, na maioria dos casos, como "sujeitos passivos", restringindo a autonomia e a criatividade, essenciais na formação de profissionais críticos e empreendedores.
No que diz respeito à taxa de licenciados em Portugal desempregados, preocupa-me sobretudo o facto de a maioria dos empresários portugueses não apostarem em recursos humanos qualificados, preferindo, pagar menos a profissionais com qualificações mais baixas."
Maria Costa
(extracto de mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia da EEG/UMinho; Outubro 2006)
Em primeiro lugar gostaria de me debruçar sobre a forma como o nosso ensino está organizado, que no meu entender se relaciona com as elevadas taxas de abandono e insucesso escolar. Tradicionalmente as nossas aulas seguem um modelo uniforme, que encara os alunos, na maioria dos casos, como "sujeitos passivos", restringindo a autonomia e a criatividade, essenciais na formação de profissionais críticos e empreendedores.
No que diz respeito à taxa de licenciados em Portugal desempregados, preocupa-me sobretudo o facto de a maioria dos empresários portugueses não apostarem em recursos humanos qualificados, preferindo, pagar menos a profissionais com qualificações mais baixas."
Maria Costa
(extracto de mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia da EEG/UMinho; Outubro 2006)
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