Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Revisão estatutária na UMinho: vira o disco e toca o mesmo

«Nota Informativa GRT-01/2008

Para: Membros do Senado Universitário
Membros da Assembleia Estatutária


Cc: Presidentes das Escolas

Conforme acordado em sede da Assembleia Estatutária, os seguintes temas relativos à elaboração dos Estatutos da Universidade do Minho deverão ser colocados à audição do Senado Universitário, na reunião agendada para 7 de Março:

1. Princípios Orientadores
2. Estrutura e Modelo de Gestão.
3. Tipologia das Unidades;
4. Função, constituição e competências do Conselho Geral, Reitor e Senado Académico.
5. Conselho Cultural (função, constituição, competências, localização).
6. Comissões do Senado Académico (funções, constituição, competências).
7. Localização da competência disciplinar.
8. Constituição do Conselho de Gestão.
9. Identificação e definição de funções de Órgãos Consultivos.
10. Governo e gestão das unidades orgânicas.
- Direcção das Escolas (Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação).
- Órgãos de Direcção (função, competências, constituição).
- Órgãos Consultivos (função, competências, constituição,)
- Subunidades orgânicas (tipos, governo, articulação).

Os documentos que forem atempadamente disponibilizados pelos membros da Assembleia Estatutária serão distribuídos aos membros do Senado.

Universidade do Minho, 21 de Fevereiro de 2008

O Reitor,
A. Guimarães Rodrigues»
*
(reprodução integral de conteúdo de mensagem que, misteriosamente, me caiu na caixa de correio electrónico neste fim de tarde)
-
Comentário: é a transparência e a cultura da participação da Academia na vida da UMinho no seu melhor estílo ou, como constatava alguém, afinal "o direito à discussão sobre tão importante tema, que se supõe interessar a todos, resume-se a..." ... meia dúzia de banalidades depois de cada reunião da Assembleia Estatutária e à informação ao Senado, basicamente constuído pela mesma gente representada naquela e, sabidamente, incapaz de discutir com profundidade seja o que for.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Professor,

Mesmo assim, têm muita sorte em haver alguma discussão... No Politécnico de Leiria foram aprovados uns ditos estatutos às três pancadas, sem discussão nem abertura à comunidade académica.

Para Luciano Almeida esta foi apenas uma maçadora formalidade que já despachou com uma única reunião - um intervalo no seu percurso para outros voos - estando apenas a aguardar-se a homologação pelo ministro.

É claro que as escolas e os órgãos do IPL não foram ouvidos, como manda o RJIES, mas quem quer saber disso: é o SIMPLEX!

Um seu admirador leiriense

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro leitor leiriense,
Muito obrigado pelo interesse que põe na leitura do que vou difundindo. Como imaginará, do que se passa no IPLeiria sei muito pouco.
Surpreendeu-me, é óbvio, a celeridade dada ao processo de aprovação dos novos estatutos e apreciei a respectiva publicitação na INTERNET, se bem que esteja consciente que, não raras vezes, isso só serve para fazer de conta - fazer de conta que há participação e consulta dos eventuais interessados no processo.
No que toca à UMinho, dizer que há alguma discussão é, talvez, um pouco excessivo.
Não se iniba de aparecer. Se quiser difundir algum texto de opinião que valha a pena partilhar nesta sede, sinta-se àvontade para mo fazer chegar através do endereço jcadima@bragatel.pt
Cordiais cumprimentos,