Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, maio 27, 2009

"Viver em medo"

“Por termos sido educados a viver em medo, somos muito rápidos a formar opiniões, juízos e a tirar conclusões sobre os outros. É a forma que encontrámos para nos defendermos deles.”

José Micard Teixeira

[in “Aprenda a Viver sem Medo” - http://vivasemmedo.no.comunidades.net/; excerto de texto extraído de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente do respectivo autor]

9 comentários:

José Micard Teixeira disse...

Obrigado por ter incluido a minha citação no seu blog.
Fico-lhe grato e lisonjeado.
Tudo de bom para si.
José Micard Teixeira

Anónimo disse...

"Aprenda a viver sem Medo" é um plágio barato do livro "Conversas com Deus" do autor neale donald wash. Têm atenção, a estas coisas que acontecem, nao se deixem enganar, por esses escritores que roubam frases, ideias, de livros com sucesso mundial... nao acreditam naquilo que eu digo?? entao vejam estes dois exemplos que darei, sim porque frases como esta tem muito mais nesse livro que foi praticamente um plagio de um livro de sucesso. Veremos as frases: No livro viver sem medo na pagina 28 paragrafo 16 a 20 diz:" Todo o comportamento humano é motivado, ao nivel mais íntimo, por apenas duas emoções: o medo ou o amor". - Agora vejamos o que diz o livro Conversas com Deus livro 1 na primeira ediçao de 1999, diz isto: "Todas as acções humanas são motivadas, ao nivel mais íntimo, por duas emoções - medo ou amor". Isto está na página 33 do paragrafo 11 a 12.

Querem ver outro exemplo??

aqui vai: aprenda a viver sem medo diz na pagina 28 paragrafo 26 a 27, " Qualquer comportamento, pensamento ou palavra tem origem numa destas duas emoções" e no livro conversas com Deus livro 1 diz " Qualquer pensamento, palavra ou acção humana assenta numa destas emoções" pagina 37 paragrafo 6 a 7.

Quantas outras frases plagiadas existem? quantas outras similares?

Muitas, muitas mesmo, assim é muito fácil escrever livros, é só mudar o discurso, tempo dos verbos, gerir o titulo para outro publico e temos um livro de pressao feito. Mas ainda há quem tenha boa memoria e se lembre da leitura de outros livros, e pense ja li isto, mas com outro autor, e chegue á realidade dura e crua, que foi enganado a comprar um livro compilado e manipulado por um autor sem escrupulos. Vejam com os vossos proprios olhos, tal como eu fiz, e encontrei muitas frases assim.

santiago disse...

Esse comentário despertou-me atenção, como outro há uns meses atrás do edgar no forum da radio, onde o autor falou com o alvim da teoria do medo e do amor.
E realmente o edgar já tinha falado e com toda a razao que essa teoria vinha do grandioso Neale Donald que editou o famoso livro Conversas com Deus livro 1, que foi traduzido em mais de 20 linguas no plano mundial.

Este assunto bateu na minha porta, por duas vezes, e comprei o livro do grandioso Neale, e realmente, vi as compilação das frases iguais, umas ás outras, uma coisa que em parte me chocou.

Alguém sabe quais são os direitos do consumidor, perante casos de plágio? sim, o plágio é um crime, e eu fui enganado ao comprar este livro, que em parte até o título nasceu do Neale. O grandioso Neale fala no livro dele, que Deus lhe diz: Vou -te ensinar a Viver Sem Medo"...

Isto é pior que cara de pau...

Humberto disse...

Isso é verdade, já nao existe civismo literário!!!

Isso é crime, e tem que ser punido.

Temos que avisar a outra editora sinais de fogo, para colocar um processo contra o autor.

E temos que ir a deco, saber qual é o direito de consumidor a esse nivel.

QUE DIZEM???

Sandra disse...

Aprenda a Viver Sem Medo é um plágio?!

E eu a julgar que o meu instrutor de Reiki, o Zé manel era puro nas palavras que ele dizia, com aquele todo entusiasmo que provém de outra pessoa...

SiNCERAMENTE, EXISTE PESSOAS QUE NOS ENGANAM BEM...

Manuela disse...

Viver Sem Medo - além do plagio que é evidente, mais surge em palestras em que esse autor me enganou duas vezes, e me cobrou 10 euros, por falar o que não era dele, o que era dele, e talvez quem sabe colocar lá umas metaforas que nunca existiram em lado nenhum... e ainda me queria levar 100 euros num workshop, e esta hein???

Humberto disse...

António Rosa disse...
Voolivre

Achou que o Leão está mal encarado? Quando o vi, pensei que ele estivesse enfastiado. :

Abraço

31-03-2009 7:03


Este é o comenttário do director da anjo dourado, heheh , ele é que vai ficar mal encarado quando receber um processo por causa do plágio.


É tudo farinha do mesmo saco, liguei para a editora para saber esta situaçao, e disse-me este senhor de fraca índole, que nao me devolvia o dinheiro, mas que me oferecia outro livro.

Talvez outro plagiado,só pode!!!

Gaba-se de ser editor a mais de 30 anos, que é astrologo á mais de 30 anos, no ano 2005 atendeu mais de 3000 pessoas de consultas, a media das consultas ronda os 60 eu a 80 euros, sim, isto o mais barato.!! O meu médico particular é BEM MAIS BARATO.

Agora pergunto com tanta experiencia, com tanta astrologia no meio, será que nao fez uma carta astral a este Micard , para ver que ele nao passa de um oportunista barato???

DE QUE VALE TANTOS TÍTULOS, SE NÃO VÊM NEM CHEIRAM O FEDOR AO LONGE???

Firmino disse...

Jose Micard Teixeira confirma plágio no Blogue Caminhos juntamente com o Editor por causa de toda a polémica com os seus dois livros com bastantes frases plagiadas pelo livro - Conversas com Deus do autor Neale Donald Wash.

Podem ver toda a polémica neste blogue da Universidade alternativa ou no blogue Caminhos que deixo aqui o endereço:
http://taocentro.blogspot.com/2009/12/conferencia-com-jose-micard-teixeira.html

José Micard Teixeira disse...

Olá a Todos.
Mais uma vez, na qualidade de ser humano, me vejo na eminência de ter de me pronunciar a propósito da acusação de que sou alvo, sobre este post do Firmino, que dá uma visão errada sobre como tudo se processou.
Em primeiro lugar eu não confirmei o plágio, o que eu confirmei foi um erro involuntário que cometi, o qual levou ao surgimento de o que é tecnicamente um plágio. São coisas diferentes. Para que as coisas voltem a ficar bem claras, transponho aqui em baixo a minha mensagem no blogue Caminhos, assim como o excerto do livro Conversas com Deus que confirma aquilo que eu disse, e um agradecimento.


É-me pedida uma explicação para as acusações de que sou alvo. Para alguns poderá parecer tardia, mas contra essa afirmação nada posso dizer. Senti que chegou o momento.

Desde que decidi, no ano de 2000, mudar de vida, sempre procurei encontrar respostas para poder ajudar os outros de uma forma mais entusiasmante e benéfica.

No decorrer do meu desenvolvimento pessoal, li muitos livros, entre os quais o Conversas com Deus, em 2003. Neste livro, encontrei uma natural identificação com alguns dos conceitos e ideias ali expostos.

A dada altura do livro, Deus diz ao Neale Donald Wasch que para vivenciar ainda mais estes conceitos e ideias na sua vida, ele devia falar deles aos outros.

Foi exactamente isso que fiz.

Passei, então, a falar, diariamente, com os meus pacientes e alunos destes conceitos e ideias e adoptei de uma maneira natural algumas das suas frases para uma melhor exposição.

Quatro anos depois, em 2007, quando decidi escrever o meu livro “Aprenda a Viver sem Medo”, essas frases tinham-se tornado, ao longo desses anos, de uma forma inconsciente, as “minhas” frases.

Pelo facto, e de novo inconscientemente, depois de tantos anos a defender e a falar destes conceitos e ideias, ao escrever o livro, acabou por haver, pelo hábito de falar deles da mesma forma dias e dias a fio, alguma natural semelhança na exposição escrita de algumas frases.

Todos os escritores seguem correntes de pensamentos e ideias. O Neale Donald Walsch é uma referência muito importante para mim.

No entanto, estava longe de mim a intenção de poder estar a pôr a hipótese de estar a fazer algo plagiado, fosse o que fosse. Tudo o que fiz e faço, é sempre e unicamente com o objectivo de ajudar o próximo.

Quem me conhece, sabe que eu falo da mesma maneira que escrevo, que vivo de acordo com a minha verdade.

Se toda esta situação causou, de algum modo, desconforto a alguém ou qualquer outro tipo de sentimento, quero desde já deixar aqui expressas as minhas mais sinceras e humildes desculpas.

Esta é a minha verdade.

Desejo do fundo do coração tudo de bom para vocês, com muito Amor e Paz.
14 Janeiro, 2010 13:53


Assim, aqui vai o excerto do livro que me levou a “adoptar” estas frases:

“Boa pergunta e dirigida justamente à pessoa indicada!
Podes fazer isso lendo e relendo este livro. Lê-o as vezes que forem necessárias. Até compreenderes todas as passagens. Até estares familiarizado com todas as palavras. Quando conseguires citar excertos a outras pessoas, quando, em plena situação de crise, fores capaz de lembrar-te das suas frases, então terás desfeito o ensinamento.”
Conversas com Deus – Livro 1 – pág. 150


Quero terminar esta mensagem deixando aqui o meu eterno agradecimento à Dulce Lomba, ao Humberto e ao Santiago, por terem posto a descoberto esta situação, que eu próprio não tinha consciência dela, já que me possibilitaram de corrigir este meu erro involuntário e continuar com o meu propósito nesta vida, que é o de entusiasmar as pessoas a mudar de vida e a gostarem delas próprias.

Mais uma vez, esta é a minha Verdade.
Um Bem Haja para todos.
José Micard Teixeira