Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, maio 04, 2009

"As diferenças de ´estilo`"

«Sim, há diferenças de estilo...
O estilo pode residir na forma do discurso para abordar os factos que são objecto do discurso (por exemplo, o recurso a metáforas). Pessolamente gosto mais de dar os nomes às coisas.
Outro estilo reside no discurso de uma sobranceira superioridade cívica e moral (o lado do BEM dentro da UM) para eclipsar factos incómodos, precipitados pelo afã do eleitoralismo.
Pessoalmente tenho dos Professores Unversitários em geral, a ideia de que na sua conduta não cabe a mentira fácil, afirmada com ênfase de forma pública. Por isso reajo com estranheza face à acusação e vê-se afinal, que apesar do "anexo", há alguma verdade na denúnicia feita.
A acusação leviana (com conhecimento da razão que assiste ao adversário), numa linguagem com expressões do género "afã maldicente", "fique com as suas mentiras", etc. é mais do que um estilo, é uma agenda política na academia. Esse estilo que tem feito caminho nos vários actos eleitorais, em que se pretende veicular a ideia de que "somos os melhores", "somos virtuosos e moralmente superiores", "o interesse da Instituição confunde-se connosco" é a tal agenda política que repudio.
Saudações.
Joaquim Sá»
*
[reprodução de mensagem de correio electrónico produzida pelo colega identificado, reaguindo a mensagem(ns) distribuída(s) universalmente na rede electrónica da UMinho em 09/04/30, sob o tema em epígrafe e no quadro de campanha eleitoral para o Senado da Universidade da Universidade do Minho]

Sem comentários: