Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, maio 19, 2009

O Presidente do Conselho Geral: onde estava a novidade?

Pelas 15,15 horas de hoje (ontem), 2ª feira, Manuel Pinto anunciava-nos no blogue "Universidade Cidadã" a eleição, por "esmagadora maioria dos votos", de Luís Braga da Cruz para presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho. A questão que me ocorreu na altura foi: mas onde é que estava a novidade?
Novidade teria sido escolher para presidente do Conselho Geral alguém que não fosse um conhecido membro do "lobby" do Porto. Para tanto, haveria que tê-lo salvaguardado na própria cooptação dos elementos externos.
Conforme deixei dito no blogue do Movimento Novos Desafios, Novos Rumos, ontem (anteontem, Domingo), bom seria que viessem surpresas das reuniões de 2ª feira do Conselho Geral. Infelizmente, não parece ter sido o caso.

J. Cadima Ribeiro
-
Ps:
O que escrevi sobre a personalidade em questão não pretende projectar o futuro mas antes parte de uma leitura do respectivo percurso, na relação com este território e esta Universidade, que não tenho nenhuma dificuldade em substanciar. Ficarei feliz se o Eng. Braga da Cruz, na sua acção como presidente do CG da UMinho, for capaz de corresponder à expectativa nele colocada por pessoas bem intencionadas como há algumas no Conselho Geral, apesar de tudo.
Por outro lado, que haja debate na UMinho, ninguém o defende mais do que eu. Esta foi a razão que me levou a escrever esta nota que pode desconfortar alguns, a começar por mim que gostava de não ter tido a necessidade da produzir.
Que a Universidade do Minho tenha longa vida!

Sem comentários: