Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, maio 13, 2009

"Negociações sobre Carreiras - Ponto da situação"

«Boa tarde [...]
Dirijo-me particularmente a vocês para agradecer o trabalho desenvolvido na defesa dos interesses dos professores Universitários (e não só), mas também, para manifestar a seguinte inquietação: Começa a pairar a suspeita que os sindicatos estão a defender, sobretudo, os interesses dos colegas do Politécnico e a descurar os dos leitores, assistentes e professores universitários. Podem dar à academia, em prol da necessária transparência, informações (o temor é forte mas não me ocorre outro) sobre quem integra a equipa negocial com o MCTES? (se não quiserem referir nomes, pedia-vos apenas o grau académico e o local de trabalho).
Não interpretem mal, mas sabemos que ao longo da história o movimento sindical foi alvo de muitos aproveitamentos e manipulações. Estes movimentos independentes, estão para coadjuvar os sindicatos, formar sinergias, mas temos que saber com o que podemos contar.
Aproveito esta ocasião para vos pedir que transmitissem aos membros do sindicato que estão nas negociações com o MCTES que os colegas, ontem reunidos na UMINHO, exigem (não pedem) o respeito do MCTES, por todos aqueles que fizeram uma licenciatura, provas de aptidão científico-pedagógica ou mestrado, doutoramento, cinco anos de provação com currículo avaliado...e que abnegadamente deram o melhor para que a instituição UMinho, seja uma referência.
É por isso inaceitável que a única recompensa que o MCTES lhes queira dar, seja a precariedade. Neste momento não devemos pedir nada. Exigimos respeito e consideração. O que se aplica aos professores auxiliares com nomeação definitiva, deve aplicar-se a todos os investigadores, leitores, professores auxiliares sem nomeação definitiva: cumprimento das promessas, das expectativas criadas e garantias de estabilidade laboral.
Um abraço e bom trabalho a todos.
Precioso

Nota: Vamos regressar ao trabalho de preparação de aulas e da investigação, que a vida tem muitas frentes. No entanto, temos que estar cada vez mais atentos. Já nos distraímos demasiadamente.
[...] Está também a ser constituído um grupo inter-universitário para levar o nosso descontentamento ao parlamento
*
(reprodução parcial de mensagem de correio distribuída universalmente na rede da UMinho que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico; a origem é a que aparece indicada)
Nota do editor do blogue: a iniciativa enunciada nas últimas linhas da mensagem que se reproduzo (e que destaco), para ser materializada, supõe a mobilização e articulação de esforços por parte de colegas de diferentes Escolas (Universidades/Politécnicos). O primeiro passo para a respectiva efectivação é pôr em comunicação "representantes" de diversas instituições; o endereço electrónico (activado) do colega consitui, desde já, um apelo à voluntariação dos eventuais leitores deste blogue que estejam identificados com e sintam o problema.

3 comentários:

Regina Nabais disse...

Caro Cádima,
Venho só demonstrar-lhe, por escrito, que leio o seu blog religiosamente, todos os dias.
Agradeço-lhe a sua visita à minha chafarica, e também o desafio.
Vou-lhe enviar por mail (sem preocupações de vírgulas e de acentos circunflexos) - para recolher a sua opinião, sobre algumas das minhas preocupações com esta "coisa das carreiras" que, a esta altura dos acontecimentos, me estão a deixar isolada.
Eu explico: É que discordo, em simultâneo, do ministro (que penso que está a ser esmifrado pelos colarinhos, e com toda a razão, por centenas/milhares de pessoas Doutoradas sem "ocupação à vista") mas também não me revejo com algumas das reivindicações sindicais e, depois do que (não) foi feito pelos nossos Parlamentares, com o RJIES, não atino se também eles poderão ser uma mais-valia.
Conto com o facto do Cadima ser uma pessoa sensata, para me dar uma ajuda a pensar. OK?
Abraço,

J. Cadima Ribeiro disse...

Cara Regina Nabais,
Embora talvez não o pareça, sou também um leitor muito atento do que vai escrevendo no seu blogue, normalmente textos de grande oportunidade e muito inspirados. Invejo-a nisso.
Se pudermos trocar impressões sobre o que se está a passar com a discussão dos estatutos de carreira, tanto melhor (para mim, pelo menos). Adicionalmente, se a Regina puder dar um contributo para esta causa de se exigir mais transparência e mais justiça neste processo de negociação de novos estatutos de carreira, ficar-lhe-ei muito grato.
No futuro, quando for capaz de gerir o meu tempo melhor do que o que sou agora, prometo publicar muitos mais textos da minha autoria no meu blogue.
Um grande abraço,

Anónimo disse...

É bom saber que o "Universidade Alternativa" tem tantas visitas.
É sinónimo que se trata de um Ponto de Encontro por Excelência.
Passo a propaganda, e se o Prof. Cadima mo permitir, convido toda a comunidade a visitar o sítio dos funcionários não docentes da Universidade do Minho em:

http://www.umparatodos.com/

Verão que vale bem a pena, a prova, é que desde 14 de Fevereiro (salvo erro) já foi visitado por mais de 35500 pessoas.
Neste sítio poderá encontrar desde despachos de Delegações de Competências das Universidades e Politécnicos até à legislação que possa dizer respeito a todos. Por vezes, dada a extensão dos diplomas ou despachos não são publicados em texto integral mas, não deixa de encaminhar para o dia da publicação no Diário da República.
Um Bem Haja