Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, novembro 30, 2009

Estatutos da Carreira Docente: "Cabe a esta Assembleia corrigir imediatamente os seus detalhes mais gravosos"

*
(título de mensagem, datada de Domingo, 29 de Novembro de 2009, disponível em Polikê?)

sábado, novembro 28, 2009

Serviço público: "Concerto Contra a Indiferença - promovido pela AMI"

«Exmo(a). Senhor(a)
A Fundação AMI completa, este ano, 25 anos de existência. Ainda que inicialmente se tenha exclusivamente dedicado à Assistência Médica Internacional, ao longo dos anos a sua área de intervenção foi-se tornando cada vez mais abrangente, não só por ter alargado o seu campo de acção a Portugal, hoje com 11 estruturas de apoio social em pleno funcionamento e duas em fase de construção, mas também por actuar em outros campos, todos eles directamente relacionadas com a saúde do Ser Humano (física, social, ambiental).
Fundada em 1984 pelo médico, cirurgião geral e urologista, Fernando Nobre, esta Instituição, exclusivamente portuguesa, tem como preocupação central defender o ser humano contra a intolerância, contra a indiferença, as duas doenças mais graves da humanidade, na medida em que acredita que cada vida humana é única, insubstituível, digna de atenção e cuidado!
Numa altura em que a situação da pobreza em Portugal é cada vez mais preocupante, e o número de pessoas que recorre aos nossos equipamentos sociais tem vindo a aumentar dramaticamente, resolvemos assinalar o 25º aniversário da forma que entendemos melhor poderia simbolizar a união solidária entre seres humanos.
Assim, para celebrar a efeméride, decidimos promover um concerto na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, no dia 11 de Dezembro, às 21h30.
Concerto Contra a Indiferença é um espectáculo da responsabilidade da Orquestra Metropolitana de Lisboa, que prontamente aceitou o desafio, oferecendo a receita total aos projectos da AMI em Portugal. Tendo como solista Alexandre da Costa (violino) e com direcção musical de Cesário Costa, a Metropolitana propõe composições de Béla Bartók, Joly Braga Santos e Sergei Prokofiev entre outros.
Os bilhetes têm o valor simbólico de ?5 e ?7!
Não perca este evento. Não perca esta oportunidade de contribuir para uma causa digna do seu empenho, celebrando 25 anos de dedicação a fazer a diferença no Mundo!
Para mais informações:
Tel: 21 836 21 20
http://ami.blogs.sapo.pt/
Com os melhores cumprimentos

Fundação AMI
Luisa Nemésio
Secretária Geral

P.S. Ficaremos muito gratos, se tiver a amabilidade de reencaminhar este email para a sua lista de contactos.»
(reprodução integral de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, com a origem identificada)

sexta-feira, novembro 27, 2009

"Uma cultura aparelhística de controlo do poder"

«O diminuto número de representantes a eleger, a referência aos docentes em último lugar e em termos de "vagas remanescentes", com todo o simbolismo que essa expressão contém, são reveladores de desprezo e desconsideração pela representação directa dos docentes no Conselho do Instituto. Mais do que isso, é a revelação de uma cultura aparelhística de controlo do poder que teme a expressão livre e plenamente democrática da vontade e sentimentos dos docentes.»
Joaquim Sá
(excerto de mensagem, datada de quinta-feira, 26 de Novembro de 2009 e intitulada Instituto de Educação: resultados eleitorais e outras considerações, disponível em Liberdade na UMinho)

quinta-feira, novembro 26, 2009

Acesso e uso da internet pelas famílias em Portugal e nos países da União Europeia

O perfil do consumidor português do comércio electrónico (Netsonda, 2008) diz-nos que este é maioritariamente masculino (52%), detentor de boa formação académica (37,5% possuem o ensino secundário, a que se somam 49% com o ensino superior), integrando agregados familiares pequenos (2 ou 3 membros).
Através doutras fontes (por exemplo, Jornal Têxtil, 2009, p.6), sabemos que “Apesar de não estar ´imune à crise`, o ´volume de negócios cresce desde o primeiro ano (1999) de vendas on-line`, com os consumidores portugueses a serem os que mais visitam a plataforma”. Invoca-se aqui um caso particular do comércio de vestuário que, porventura, estará em linha com a evolução sofrida por este canal comercial no mercado nacional. Curiosamente, o mesmo operador (Petit Patapon) sublinha que “A boa cobertura de lojas da marca no mundo físico em Portugal funciona aqui como elemento gerador de rácios atípicos de visita/compra” (Jornal Têxtil, 2009, p.6).
Podem ser encontrados alguns dados mais sobre o perfil dos utilizadores português e europeu da internet, incluindo os consumidores do comércio electrónico, em documentos recentes do Eurostat e da Comissão Europeia. Entre os mais importantes documentos respeitantes a esta matéria encontram-se os resultados de um inquérito às famílias sobre o acesso a e o uso da internet, aplicado no 1º trimestre de 2008, e os de um outro questionário, conduzido no 2º semestre desse mesmo ano, que veio permitir acrescentar e validar alguma informação obtida na primeira operação estatística referida.
Aparte fazer patente o progresso registado pelas famílias em anos recentes em matéria de acesso e uso da internet, os resultados obtidos são bastantes expressivos em termos de: i) tornar visível as diferenças profundas existentes no seio da União Europeia (U.E.) no que respeita quer a níveis de acesso quer a divulgação do comércio electrónico; ii) evidenciar diferenças não menos notáveis de atitude no que respeita a atitudes de compra de bens e serviços por via electrónica mantidas por diferentes segmentos etários da população e grupos de países; iii) preferências reveladas dos europeus no que respeita a produtos e serviços acedidos e/ou adquiridos através da internet; e iv) persistência de restrições legais e logísticas que vêm constringindo de forma bem evidente o comércio electrónico transfronteiriço (além-fronteiras nacionais), aparte as dificuldades subsistentes em matéria de confiança dos consumidores e as diferenças linguísticas.
Os dados do Eurostat (2008) sobre Portugal mostram o seguinte:
i) no final do primeiro trimestre de 2008, 46% das famílias tinha acesso à internet, valor que importa comparar com os 35% que se registavam em 2006 no país e os 60% da média da U.E. observados no ano primeiramente referido (2008);
ii) daqueles, em 2008, 39% dispunham de um acesso de banda larga, resultado de uma evolução sustentada que permitiu passar de um quantitativo de 24% de utilizadores de internet de banda larga em 2006 para 30% em 2007;
iii) o recurso à internet servia, sobretudo, para “aceder a informação sobre saúde”, “ler notícias, jornais ou revistas em linha”, “interagir com as autoridades administrativas” ou para “realizar operações bancárias”, uma hierarquia de usos que não diferia muito da registada na União Europeia, como um todo;
iv) entretanto, os consumidores do comércio electrónico não iam além dos 10% de todos os indivíduos situados nos escalões etários dos 16 aos 74 anos, detentores de um acesso electrónico; este número estabelece um contraste forte com a média da U.E., que era de 32%, para não considerar já os casos da Dinamarca, do Reino Unido ou da Suécia, que registavam já nessa altura taxas de utilização do canal comercial electrónico acima dos 50%, entre os indivíduos adultos; de qualquer modo, os dados relativos a Portugal denunciavam progresso neste âmbito já que em 2004 apenas 5% haviam usado a via electrónica para fazer compras;
v) em linha com os dados gerais da União Europeia, o grupo etário mais representado entre os consumidores do comércio electrónico era o dos 25 aos 34 anos, seguido de perto pelo dos 16 aos 24; o grupo etário dos 35 aos 44 anos surgia na 3ª posição; conforme era esperado, as gerações mais velhas demonstravam uma vontade residual (ou capacidade técnica) de tirar proveito deste novo canal comercial; finalmente,
vi) vale a pena sublinhar que os bens ou serviços mais comummente adquiridos via internet eram: “viagens e alojamento turístico”; “roupas e equipamentos desportivos”; e “livros, revistas e ensino à distância”; os dados médios verificados na U.E. configuravam um padrão de aquisição similar.
J. Cadima Ribeiro
*
(artigo de opinião publicado na edição de 2009/11/26 do Jornal de Leiria)

Notícias da Escola Superior de Gestão de Santarém

Notícia O MIRANTE
DEMISSÕES NA ESCOLA DE GESTÃO DE SANTARÉM ILUSTRAM AMBIENTE DE CONTESTAÇÃO À DIRECÇÃO:
http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=419&id=59675&idSeccao=6444&Action=noticia

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

Serviço público: inquérito código livre

«Caros colegas,
Estando a conduzir um questionário com o objectivo de determinar a utilização do software de código livre (Open Source) nas Universidades Portuguesas, por professores, alunos e responsáveis pelas TIC nas Universidades, venho por este meio solicitar o seu preciso tempo (poucos minutos) na resposta ao questionário que pode encontrar neste link:
http://www.fmh.utl.pt/opensource/
Agradeço desde já a sua colaboração e peço-lhe ainda que divulgue este questionário por todas as pessoas que se ajustem ao perfil acima definido.
Caso tenha recebido esta mesma mensagem por outra via peço desde as minhas desculpas.
Sem outro assunto e com os meus melhores cumprimentos,

Carlos Ferreira
http://home.fmh.utl.pt/~cferreira
Professor Auxiliar, Unidade de Métodos Matemáticos
Director do Centro de Informática da FMH
Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa»
*
(reprodução de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, com a origem identificada)

quarta-feira, novembro 25, 2009

Fundações: na UMinho também se vai discutir o assunto, lá para o final de Abril de 2010

Mais vale tarde do que nunca

(título de mensagem, datada de 2009/11/25, disponível em Empreender)

A frase do dia: o CG está sem agenda própria

"O Conselho Geral da UMinho está sem agenda própria, o que não é por falta de matéria sobre que deva debruçar-se"
J. Cadima Ribeiro

terça-feira, novembro 24, 2009

Notícia das eleições no IE/UMinho: "Da vivência académica no Instituto"

«Assunto: LISTA A - C. INSTITUTO - VIVÊNCIA ACADÉMICA
UM NOVO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
Ao serviço de quê e de quem? Que responsabilidades?

Da vivência académica no Instituto

Eis alguns dos princípios consagrados nos Estatutos do IE:
- cidadania e bem-estar dos indivíduos e grupos
- dignidade e integridade da pessoa e do seu desenvolvimento
- igualdade, respeito pela diversidade, participação democrática, direito à informação, pluralismo
- cultura de qualidade, fundada na responsabilidade e na prevalência do interesse geral
- colegialidade, solidariedade universitária e bem-estar

É esta a vivência das pessoas?
Constituem estes princípios um referencial para a acção quotidiana, ou são antes um exercício de retórica politicamente correcta sem consequências práticas?

O IE só poderá realizar a sua missão e objectivos se zelar pela concretização dos princípios que proclama, criando um clima social de bem-estar e elevada motivação das pessoas, e oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Um estudo realizado, ao longo de 22 anos, sobre as causas de esgotamento de milhares de pessoas nas organizações (Leiter & Robichaud, 1997), identificou os seis principais factores de desmoralização e desmotivação no contexto trabalho:
1. Carga de trabalho excessiva;
2. Falta de autonomia (cumprir orientações rígidas, sem direito de opinião sobre as melhores formas de fazer o trabalho);
3. Ser mal pago por muito trabalho;
4. Isolamento e perda de sentido comunitário;
5. Injustiça;
6. Conflitos de valores (contradição entre aquilo em que a pessoa acredita e o que lhe é exigido no trabalho).
Considerando que, em maior ou menor grau, estes factores estão presentes no IE e devem ser combatidos, e acreditando nos princípios consagrados nos seus Estatutos, pugnaremos por uma cultura institucional que melhore a qualidade da nossa vivência académica. Essa cultura tem regras:
Todos os membros da comunidade do Instituto (funcionários e docentes, qualquer que seja a categoria) são iguais perante a lei e a todos é devido um tratamento pessoal digno e respeitoso.
O poder de órgãos e pessoas rege-se pelo estrito respeito da legalidade, da transparência e da submissão ao escrutínio crítico, sempre que se justifique. Em caso de injustiça ou ilegalidade, são asseguradas instâncias de recurso fiáveis e credíveis.
As decisões sobre a vida profissional das pessoas obedecem a metodologias e critérios transparentes que asseguram a justiça das mesmas, sem favorecimento de uns em prejuízo de outros.
A todos é assegurado o direito de livre participação, sem penalização ou benefícios na vida profissional em função da natureza dessa participação.
A comunidade do IE é una, não é um território fragmentado em compartimentos estanques e fechados sobre si próprios.
O seu voto é uma excelente oportunidade para sufragar a ideia de uma comunidade coesa e motivada, na qual cada um se preocupa com o bem comum.
As aspirações individuais, quando explicitadas de forma colectiva, têm um grande poder transformador!

Lista A
[...]
Referência bibliográfica
Leiter, M.P. & Robichaud, L. (1997). Relationships of occupational hazards with burnout: An assessment of measures and models. Journal of Occupational Health Psychology 2.»

(reprodução parcial de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico)

segunda-feira, novembro 23, 2009

Tecnologia desenvolvida em parceria pela DST e pela Universidade do Minho

Noticia Diário Digital
(http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=6&id_news=127653):

«BES Inovação distingue "Energetic Modular Technology"
O projecto "Energetic Modular Technology (Et)", hoje distinguido com o prémio BES Inovação, "transforma Portugal no primeiro país a explorar a aplicação conjunta da madeira e do vidro com características energéticas no âmbito da construção sustentável", disse à Lusa o seu autor.
O arquitecto José Pequeno, do Grupo DST (Domingos da Silva Teixeira), de Braga, adiantou que a conquista do galardão na categoria Energias, "constitui o empurrão decisivo para o sucesso da implementação e comercialização daquela tecnologia a nível nacional e internacional".
A tecnologia Et, que hoje recebeu o prémio BES, implicou três anos de investigação e foi desenvolvida em parceria pela DST e pela Universidade do Minho.»

Diário Digital /Lusa

(cortesia de Francisco Pimentel Torres)

Gabinete de comunicação do CEER: portal de emprego

«O CEER estima que esta información pode ser do seu interese

A Fundación do Centro de Estudos Eurorrexionais, http://www.fceer.org/, considera que o fomento da mobilidade debe ser unha prioridade para a Eurorrexión, polo que considera necesario divulgar novas relacionadas con estes eventos, por este motivo enviamoslle a seguinte información:
Nace un novo portal de emprego: Recruiting Eramus
[...]
*
(reprodução parcial de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, com a proveniência que se identifica)

Estatuto da Carreira Docente do Politécnico: "PSD, CDS, BE e PCP querem mudar regime transitório"

Artigo JN
Oposição pode alterar estatuto do Politécnico: http://jn.sapo.pt/paginainicial/nacional/interior.aspx?content_id=1427176

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

domingo, novembro 22, 2009

Notícia das eleições no IE/UMinho: uma certa ideia de comunidade académica

"O seu voto pode sufragar a ideia de uma comunidade académica de pessoas livres e responsáveis. Isso será, em si mesmo, um movimento de transformação."
*
[excerto de texto (frase-chave) disponível em folheto da Lista A, candidata ao Conselho do Instituto de Educação]

sábado, novembro 21, 2009

Das fundações e do rosbife com arroz

"[...] neste processo, receio que a Universidade do Minho esteja a perder posições."

(excerto de mensagem, datada de sábado, 21 de Novembro de 2009 e intitulada Modelo fundacional com rosbife, disponível em Empreender)

sexta-feira, novembro 20, 2009

quinta-feira, novembro 19, 2009

Revista de imprensa: o que se diz e escreve por aí

Artigo Expresso
Ensino Superior: Reitor da Universidade de Lisboa defende integração de instituições:
http://aeiou.expresso.pt//ensino-superior-reitor-da-universidade-de-lisboa-defende-integracao-de-instituicoes=f548155
-
Notícia IOL Diário
Ministro quer alargar Superior a mais estudantes:
http://diario.iol.pt/noticia.html?id=1104192&div_id=4071
-
Notícia Jornal de Negócios
Ministro Mariano Gago inicia conversações do Contrato de Confiança em Braga:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=396923

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

quarta-feira, novembro 18, 2009

Notícia da Universidade do Algarve: comentário produzido a propósito por uma leitora

Notícia Público (de ontem)
-
Comentário de uma leitora:
(Liliana, Algarve. 17.11.2009 17:19)
"Num cargo de Reitor, há muitos interesses à volta... Se ele fosse candidato durante 100 anos seria sempre eleito como reitor... É como se estivessemos na Madeira!"

terça-feira, novembro 17, 2009

"Tive dificuldade em perceber a lógica e a relevância do exercício, por isso abstive-me"

*
(título de mensagem, datada de 2009/11/17, disponível em UMinho: Novos Desafios, Novos Rumos)
Comentário (que me chegou por canal alternativo):
"A minha leitura dos novos processos de eleição, com o recém formado CG, é de que, na eleição para a reitoria, estava em causa um programa de candidatura de um reitor, com uma equipa reitoral, que foi votado em comparação com a outra candidatura. Na última reunião, votou-se um programa de acção para o mandato, havendo espaço para o CG debater e até mesmo sugerir a alteração de alguns pontos do programa que gostasse de corrigir ou adaptar. O que foi votado nas eleições do reitor foi uma proposta vs outra proposta, não foi uma aceitação incondicional de um programa eleitoral. Daí a necessidade de apresentação e debate do programa em CG após a eleição."

Workshop on "Measurement and Evaluation of Academic Research Performance: Policy Implications"

«Dear Colleague
NIPE is organising a workshop, on the 21st of June 2010, on the “Measurement and Evaluation of Academic Research Performance: Policy Implications”. We would like to call your attention to this event. Please find below the Call for Papers.
Yours sincerely,
Dina Guimarães

CALL for PAPERS
“Measurement and Evaluation of Academic Research Performance: Policy Implications”
21st of June 2010
School of Economics and Management
University of Minho, Braga, Portugal

Dear Colleagues,
We are organizing a Workshop on “Measurement and Evaluation of Academic Research Performance: Policy Implications” at NIPE - Universidade do Minho, Braga, Portugal. The workshop will take place on June 21st, 2010, at Universidade do Minho.
This workshop aims at promoting discussion regarding the general topic of measurement and evaluation of academic research performance. In particular, we welcome papers that discuss the construction of rankings of economics journals and alternative ways to measure research in economics, papers that analyse trends, case studies and international comparisons in economic research and papers that discuss policies that can be used to improve the quality of researchers' scientific production. The organization of this event follows from an on-going project started more than 10 years ago where we make publicly available the information regarding the ranking of Portuguese researchers and institutions in the field of economics. You can access our project here:
http://www3.eeg.uminho.pt/economia/nipe/cempre+nipe-rank/
To discuss these issues we encourage you to participate in the conference by submitting a paper that contributes to this debate.
The Scientific committee is composed by:
Paulo Guimarães, University of South Carolina
Pantelis Kalaitzidakis, University of Crete
Miguel Portela, Universidade do Minho
Carla Sá, Universidade do Minho
Christian Zimmermann, University of Connecticut
Paper submissions should be sent to nipe@eeg.uminho.pt, until April 11th 2010.
Submitters will be notified about the status of their submissions by April 26th, 2010.
For any further information, please contact: Miguel Portela.
For matters regarding registration, accommodation, meals, and technical conference support, please contact: Dina Guimarães.
_____________________________________
Núcleo de Investigação em Políticas Económicas
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho»

(reprodução integral de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, com a proveniência identificada)

domingo, novembro 15, 2009

Debates

"Não é mau que o debate tenha aquecido. Mau seria que não existisse. Se souberem enquadrar as coisas, só tiram vantagem de ele existir. Não vão, entretanto, para os discursos longos e chatos. Não há como mensagens curtas e incisivas para se ser eficaz."

J. Cadima Ribeiro

sábado, novembro 14, 2009

"Não temos estabelecido com precisão o que uma criança deve saber quando sai de determinado ano"

Artigo JN
Metas de aprendizagem chegam atrasadas 10 anos:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/nacional/interior.aspx?content_id=1420127

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

Vai animado o debate eleitoral no ICS/UMinho

«Assunto: Lista B de docentes e investigadores esclarece

Caras e caros membros do ICS,
Como representante da Lista B de professores e investigadores, venho por este meio protestar pelo facto de hoje, dia 13 de Novembro sexta-feira, ter sido afixado nas instalações do ICS um cartaz da Lista A de alunos que induz em erro os eleitores. Não é processualmente admissível que o cartaz de uma lista de alunos proclame o apoio a uma lista de docentes com a frase destacada "Lista A anuncia a toda a Comunidade Académica o seu apoio ao Prof. Miguel Bandeira para Presidente do ICS". Nesse cartaz é apresentada a lista dos docentes que compõem a lista A em vez da respectiva lista de alunos, quando seria suposto a lista de alunos ter como primeiro objectivo representar e defender os interesses dos estudantes. Tal implica, no nosso entender, violação dos regulamentos nos seguintes aspectos:
1. Não se prevê nos regulamentos listas conjuntas, mas listas separadas por corpos - docentes-investigadores, funcionários e alunos, as quais não devem sobrepor-se.
2. As listas não são unipessoais, nem sequer uninominais, mas colectivas para um futuro órgão colectivo, esse sim em condições de eleger o Presidente do ICS como órgão uninominal.
3. Neste momento não está em causa a eleição do Presidente, não existe uma lista "do professor Miguel Bandeira" para Presidente nem candidatura para Presidente. Por isso, as únicas listas existentes neste processo são a A e a B para o Conselho de Instituto (e Conselho Científico), de acordo com o regulamento eleitoral e os próprios estatutos do ICS.
Independentemente do que a Lista B de alunos entenda por bem fazer e a Comissão Eleitoral entenda por bem avaliar e decidir, a Lista B de docentes e investigadores não pode deixar passar em branco esta mistificação, uma vez que cada corpo - docentes-investigadores, funcionários e alunos - tem as suas próprias listas e candidatos, de modo a não haver sobreposição em termos eleitorais. Uma vez eleitos, os representantes de cada um dos corpos serão livres de fazer as suas opções na eleição do Presidente e subsequentes deliberações no seio do Conselho do Instituto.
Com os melhores cumprimentos,

Arnaldo Melo
Mandatário da Lista B»

(reprodução integral de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico)

sexta-feira, novembro 13, 2009

quinta-feira, novembro 12, 2009

Divulgação de Conferência: "Mobilidade, Ciência e Cultura"

«Mobilidade, Ciência e Cultura
Universidade do Minho
Instituto de Ciências Sociais
Dias 23 e 24 de Novembro de 2009


A conferência “Mobilidade, Ciência e Cultura” terá lugar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Braga), nos dias 23 e 24 de Novembro. Esta conferência é organizada no âmbito de um projecto de investigação dedicado ao estudo dos padrões de mobilidade dos investigadores portugueses*.
O programa é preenchido por apresentações de investigadores de diversas universidades portuguesas e estrangeiras, perspectivando-se um debate dinâmico e profícuo cerca da temática da mobilidade.
Em tempo de reequacionamento das dimensões espacio-temporais da cidadania, a mobilidade constitui uma temática central, cujo estudo permitirá um melhor conhecimento sobre as dinâmicas socio-políticas que afectam a coreografia da ciência na Europa e no mundo.
O debate ficará mais rico com a sua participação. Em anexo, segue um formulário de inscrição que deverá enviar preenchido para mobiscience@gmail.com
Desde já, gratos pela atenção,

Equipa Mobiscience»
(reprodução do corpo principal de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, remetida por Sofia Oliveira)

quarta-feira, novembro 11, 2009

Serviço público: Reunião Geral de Alunos da UMinho

«De acordo com o disposto no número 2 do Artigo 31º dos Estatutos da Associação Académica da Universidade do Minho, a Mesa da Reunião Geral de Alunos vem por este meio convocar todos os alunos a participar na Reunião Geral de Alunos Ordinária, a ter lugar no Auditório B1, Complexo Pedagógico 2, no Campus de Gualtar, Universidade do Minho, no próximo dia 11 de Novembro de 2009, às 16h00, tendo como ordem de trabalhos:
1. Votação da Acta da Reunião anterior;
2. Informações;
3. Política Educativa;
4. Concessionários;
5. Votação da atribuição do estatuto de novos membros honorários da AAUM (Art.º 16.º Estatutos da AAUM);
6. Determinação do calendário eleitoral;
7. Eleição da Comissão Eleitoral;8. Outros Assuntos.

AAUM, 3 de Novembro de 2009

O Presidente da Mesa da RGA
José Alfredo Oliveira»
(reprodução de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente de gpg.aaum@gmail.com)

terça-feira, novembro 10, 2009

segunda-feira, novembro 09, 2009

Para rir

MCTES
Contrato de confiança com o sistema de Ensino Superior:
http://www.governo.gov.pt/pt/GC18/Governo/Ministerios/MCTES/Notas/Pages/20091109_MCTES_Com_Ens_Sup.aspx

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

INTERNATIONAL FORUM ON KNOWLEDGE ASSET DYNAMICS

«INTERNATIONAL FORUM ON KNOWLEDGE ASSET DYNAMICS (IFKAD 2010)
"Intellectual Capital in a Complex Business Landscape"

Matera, Italy - 24th - 25th June 2010
official website: www.knowledgeasset.org/IFKAD

CALL FOR PAPERS
[...],
This is the 2nd call for abstracts and papers for the 5th International Forum on Knowledge Assets Dynamics - IFKAD 2010 on the theme of "Intellectual Capital in a Complex Business Landscape" - which will be held in Matera (Italy) on 24-25 June 2010.
The IFKAD is one of the leading events in the research and management of Intellectual Capital, Intangible Assets and Knowledge-Based development. The IFKAD2010 focuses on the relevance of intellectual capital research and management practices for addressing complexity, uncertainty and changes of today's business landscape. Nowadays private and public organizations have to face uncertainty, crisis, change, turbulence, and high competitive pressure. In this context it is critical to understand the role of intellectual capital and particularly what are the key intangible and knowledge assets to be developed and managed in order to deal with the fluidity of business.»
*
(reprodução parcial de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, com a proveniência que se identifica)

Mudando de assunto: desenvolvimento regional

“Convergência Económica das Regiões Portuguesas: 1995-2006”

(título de mensagem, datada de Domingo, 8 de Novembro de 2009, disponível em Planeamento Territorial)

sexta-feira, novembro 06, 2009

"Existem centenas e centenas de cursos de cariz semelhante mas com designações diferentes"

Artigo Expresso:
Engenharias à "bolonhesa":
http://aeiou.expresso.pt//engenharias-a-bolonhesa=f546027

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

Desgraças várias

i) Da manifesta dificuldade em reformar a universidade

(título de mensagem, datada de 5 de Novembro de 2009, disponível em Empreender)
-
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA: Apreciação Parlamentar nº 5/XI-1ª do ECDU

(título de mensagem, datada de 5 de Novembro de 2009, disponível em Universidade em Mudança)

quinta-feira, novembro 05, 2009

Notícias do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Notícia Jornal Reconquista
FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR AQUÉM DAS NECESSIDADES:
http://www.reconquista.pt/index.asp?idEdicao=204&id=17153&idSeccao=2158&Action=noticia

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

"Gestão, Economia e os cursos de engenharia são apontados pelas empresas como os preferidos na hora de contratar"

Noticia Económico
Conheça os Cursos que garantem emprego

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

quarta-feira, novembro 04, 2009

Eleições na EEG: no rescaldo da votação

“O momento é de alegria. Não há espaço para mensagens que transmitam desânimo. Eu estou na luta e para continuar.”
-
“Em parte, tens razão, mas devo dizer-te que não cheguei a perceber a estrutura da votação. Provavelmente, a informação aqui não terá circulado como devia.”
-
“Concordo que há pessoas que terão aquilo que merecem. Entretanto, isso não nos retira a a obrigação moral de lutar pelos outros. Não tenciono facilitar nada a quem quer que seja nos tempos mais próximos.”
*
J. Cadima Ribeiro

terça-feira, novembro 03, 2009

Eleições na EEG: agradecimento aos resistentes e pré-anúncio de resultados

Caros(as) colegas,
Quero subscrever o agradecimento que vos foi endereçado por [...] e dar-vos os parabéns por este nosso resultado. A luta não terminou mas vencemos esta primeira etapa, o que é sempre reconfortante.
Podem continuar a contar comigo para as vossas/nossas lutas.
Um abraço,

J. Cadima Ribeiro
-----
Resultados das Eleições (Professores e Investigadores Doutorados)
Conselho Científico:
Lista A - 30 votos (5 mandatos)
Lista B - 15 votos (2 mandatos)
Lista C - 26 votos (5 mandatos)

Conselho de Escola:
Lista A - 26 votos (4 mandatos)
Lista B - 16 votos (2 mandatos)
Lista C - 30 votos (4 mandatos)

[É imprescindível o cumprimento dos princípios basilares da liberdade, transparência, responsabilidade e cultura do mérito baseada em critérios de avaliação exigentes e objectivos]

segunda-feira, novembro 02, 2009

Serviço público: eleições na EEG

«A todos os professores, funcionários e alunos da EEG

A Comissão Eleitoral vem relembrar que o acto para eleger os representantes nos órgãos da Escola de Economia e Gestão se realiza amanhã, terça-feira, dia 3 de Novembro, na sala 2.28, das 10.00 h às 17.00 h (eleições para o Conselho Científico) e das 10.00 h às 18.00 h (eleições para os restantes órgãos). O acto eleitoral é presencial, nos termos dos Regulamentos Eleitorais.

Dado que são várias eleições em simultâneo, relembramos o seguinte.

Os professores e investigadores doutorados votam para eleger:
- os representantes dos professores (eleição por Lista) no Conselho da Escola;
- os dois professores catedráticos para o Conselho Científico (votar até dois nomes);
- os representantes de professores (eleição por Lista) para o Conselho Cientifico;
e
- se forem Directores de curso do 1º ciclo votam para eleger os cinco representantes dos Directores de curso do 1º ciclo no Conselho Pedagógico (votar até cinco nomes);
- se forem Directores de curso do 2º ciclo votam para eleger os cinco representantes dos Directores de curso do 2º ciclo no Conselho Pedagógico (votar até cinco nomes);
- se forem Directores de curso do 3º ciclo votam em um representante dos Directores de curso do 3º ciclo no Conselho Pedagógico.

Os trabalhadores não docentes votam para eleger:
- um representante do pessoal não docente (eleição por Lista) para o Conselho da Escola;
- um representante do pessoal não docente (eleição por Lista) para o Conselho de Gestão.

Os alunos do 1º ciclo votam para eleger:
- um representante dos alunos de 1º ciclo para o Conselho de Escola:
- seis representantes dos alunos do 1º ciclo para o Conselho Pedagógico (votar até seis nomes);

Os alunos do 2º ciclo votam para eleger :
- um representante dos alunos de 2º ciclo para o Conselho de Escola;
- quatro representantes dos alunos do 2º ciclo para o Conselho Pedagógico (votar até quatro nomes);

Os alunos do 3º ciclo votam para eleger:
- um represnetante dos alunos do 3º ciclo para o Conselho de Escola;
- dois representantes dos alunos do 3º ciclo para o Conselho Pedagógico (votar até dois nomes).

Com os melhores cumprimentos

O Presidente da Comissão Eleitoral
José António Passos Palmeira»
*
(reprodução de mensagem de correio electrónico hoje distribuída universalmente na rede da EEG/UMinho, proveniente da entidade identificada)
-
Informação complementar (professores e investigadores doutorados):
i) Conselho de Escola: lista a reter para efeitos de votação - Lista C
ii) Conselho Científico: lista a reter para efeitos de votação - Lista A

Sessão de Informação sobre "Valorização do Conhecimento"

«Exmo(a). Senhor(a).,

A OTICUTL vai organizar nas instalações da Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa, no dia 25 de Novembro, uma Sessão de Informação sobre “Valorização do Conhecimento”, uma sessão que consideramos importante para o crescimento profissional dos seus investigadores e docentes que desenvolvem investigação.
Cada vez mais as universidades apostam na inovação e na relação com o sector empresarial para serem mais competitivas e prestarem um melhor serviço à sociedade. Quer a Comissão Europeia, quer os próprios governos têm vindo a apoiar o desenvolvimento tecnológico e a transferência de conhecimento das universidades e o crescimento da competitividade entre elas, com o objectivo de se tornarem mais fortes em termos de investigação.
Torna-se, assim, necessário dar mais valor ao conhecimento que é produzido pelas instituições de ensino superior, protegendo os que produzem e desenvolvem esse conhecimento.
Esta sessão é apoiada pelo INPI e será ministrada por Telmo Machado Vilela, Assessor do Conselho Directivo do INPI.
A sessão é gratuita, mas sujeita a ordem de inscrição, uma vez que existe um número limite de vagas. As inscrições encontram-se abertas até dia 20 de Novembro e o formulário poderá ser enviado por e-mail para eduarda@reitoria.utl.pt, ou por fax para 218811995.
Mais informações sobre a sessão e formulário de inscrição estão disponíveis em http://www.otic.reitoria.utl.pt/pt/cursos-concursos/cursos/#2017.

Com os melhores cumprimentos,

Eduarda Camilo
OTICUTL
Oficina de Transferência de Tecnologia e de Conhecimento
da Universidade Técnica de Lisboa»
(reprodução de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, com a proveniência que se identifica)

Revista de imprensa: notícias várias

Notícia Visão
Ensino Superior: Universidade de Évora "não é economicamente sustentável" com actual modelo financiamento
http://aeiou.visao.pt/ensino-superior-universidade-de-evora-nao-e-economicamente-sustentavel-com-actual-modelo-financiamento=f535350
-
Notícia Jornal da Madeira
Reitor advoga mudança para modelo anglo-saxónico:
http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=137035&data=2009-11-01

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

domingo, novembro 01, 2009

“The determinants of university patenting: Do incentives matter?”

“In recent years various studies have examined the factors that may explain academic patents. Existing analyses have also underlined the substantial differences to be found in European countries in the institutional framework that defines property rights for academic patents. The objective of this study is to contribute to the empirical literature on the factors explaining academic patents and to determine whether the incentives that universities offer researchers contribute towards explaining the differences in academic patenting activity. The results of the econometric analysis for the Spanish universities point towards the conclusion that the principal factor determining the patents is funding of R&D while royalty incentives to researchers do not appear to be significant.”

Tomás del Barrio-Castro (University of the Balearic Islands)
José García-Quevedo (University of Barcelona)

Date: 2009
Keywords: patents, university, R&D.
URL: http://d.repec.org/n?u=RePEc:ieb:wpaper:2009/9/doc2009-13&r=edu

(resumo de “paper”, disponível no sítio referenciado)