Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, agosto 03, 2006

"Braga vai ter centro da IBM"

«Braga vai ter um Centro de Serviços Partilhados da IBM, tornando-se assim o segundo centro do género em Portugal. O anúncio foi feito ontem pela empresa e o presidente da IBM em Portugal falou da mais-valia que o País representa na prestação de serviços multi-lingue.
A IBM anunciou ontem a expansão da sua capacidade nos serviços de transformação do negócio na Europa com o lançamento de um novo Centro de Serviços Partilhados em Braga integrado no seu modelo global de Business Transformation Outsourcing – BTO. O Centro de Braga, que vem contribuir para o desenvolvimento da rede global da IBM, com mais de três dezenas de centros de BTO, irá prestar serviços de transformação e de gestão de processos da área financeira e contabilística para clientes na Europa.
O centro, criado de raiz em Braga e lançado em Julho deste ano, pretende ajudar a dar resposta à grande procura de serviços multi-língua de apoio ao negócio e às tecnologias. A título de exemplo, a equipa de Braga irá fornecer serviços à Unilever com o objectivo de optimizar o desempenho de processos e de reduzir custos à multinacional, no âmbito de um acordo assinado com a IBM no final de 2005.
Este é o segundo centro da IBM em Portugal. O Centro de Serviços Partilhados de Lisboa suporta a operação e a gestão dos processos financeiros e administrativos da BP para quatro países: Portugal, Espanha, França e Reino Unido.
Gestão da relação com clientes
Enquadrado na estratégia da IBM, enquanto empresa globalmente integrada, o novo centro irá trabalhar de forma muito próxima com os centros de serviços da IBM em Cracóvia, na Polónia, e em Bangalore, na Índia. Os centros Europeus, de Braga e de Cracóvia, ficam responsáveis pela gestão da relação com os clientes e fornecedores da Unilever, ao passo que os serviços transaccionais serão geridos, sobretudo, pelo centro da IBM na Índia.
“A capacidade da IBM Portugal em proporcionar aos clientes, em toda a Europa, serviços multi-língua e de valor acrescentado ao nível do outsourcing de processos e de transformação do negócio, tem sido um elemento-chave para a nossa contínua expansão no país”, afirmou José Joaquim de Oliveira, Presidente da IBM Portugal. “Globalmente, a IBM procura reunir a experiência e as competências certas onde elas existem para oferecer os melhores serviços aos seus clientes.”
A IBM está a aplicar, no Centro de BTO de Braga, soluções inovadoras e melhores práticas para aumentar a eficiência dos processos e melhorar a produtividade.
Investimento
Mercados emergentes
O investimento em Portugal surge após outros recentes investimentos globais estratégicos da IBM focados na expansão de competências e de capacidades, sobretudo em mercados emergentes. Nos últimos meses, a IBM anunciou a abertura de diversas novas instalações internacionalmente. Entre elas incluem-se um laboratório de Tecnologia na Rússia, um Centro de Prestação de Serviços Integrados na África do Sul, um Centro para Gestão Remota de Infra-estruturas na República Checa e um Centro de Incubação de Negócios na Irlanda.»

(artigo publicado em O Primeiro de Janeiro, em 2006-08-01)

Sem comentários: