Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, agosto 01, 2006

Centro de Estudos Têxteis encerra

“O CENESTAP – Centro de Estudos Têxteis Aplicados, com sede em Famalicão, vai cessar as suas actividades. A decisão foi tomada pelos associados, em Assembleia Geral, com base em supostas «dificuldades em encontrar soluções de equilíbrio económico para a sua viabilização».
Constituído em 1993 (faria 13 anos no 11 de Outubro de 2006), o CENESTAP desempenhava um papel reconhecido no sector do têxtil e vestuário, ao nível da divulgação de dados, estatística, informação, estudos e recomendações.
O deputado do PCP Agostinho Lopes lamentou ontem o anúncio da dissolução do organismo, adiantando que já entregou na Assembleia da República um requerimento a fim de inquirir o Ministério da Economia sobre as razões que levam ao encerramento do Centro. Criticou o Governo por «deixar cair» este projecto, […]. «O fim deste organismo é incompreensível, é uma facada no sector do têxtil e vestuário», realçou, defendendo a constituição rapidamente de uma estrutura semelhante com a designação de Observatório Têxtil de Portugal
A dissolução do CENESTAP vem anunciada no sítio da instituição, através de um comunicado datado de 26 de Julho. O Centro é participado pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxteis e do Vestuário de Portugal, Idite-Minho – Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho, Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho, IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento, ICEP – Investimento, Comércio e Turismo de Portugal, Associação Industrial do Minho, ATP – Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal, ANIL – Associação Nacional das Indústrias de Lanifícios, ANIT-LAR – Associação Nacional das Indústrias Têxteis Lar, ANIVEC/APIV – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção e AICR – Associação dos Indústrias de Cordoaria e Redes.
Tinha por missão difundir informação relacionada com a evolução da conjuntura, estrutura industrial, mercados e posicionamento competitivo das indústrias têxtil e do vestuário (ITV), a nível doméstico e internacional, funcionando como uma unidade, por excelência, da inteligência estratégica do sector, orientando, dinamizando e integrando acções de promoção da competitividade internacional do mesmo. Contava com um observatório têxtil, um jornal de publicação mensal e um portal dedicado à indústria têxtil e do vestuário (Portugaltextil. com.).
O observatório tinha por objectivo recolher e analisar informação económica, estratégica e estatística de interesse para a ITV portuguesa, sendo frequentemente solicitado para fornecer dados e estudos (publicou cerca de 150 documentos), por parte, não só da Administração Pública, como também de universidades, organismos internacionais, além de empresas da indústria têxtil e do vestuário português e de empresas de consultoria.
[…].”

(extracto de notícia publicada no Diário do Minho, em 2006-07-31)

Sem comentários: