Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, agosto 07, 2006

Satisfação Docente

1. Olho para a mensagem que reproduzo abaixo, parcialmente, proveniente do Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino, e não percebo. Faltaria alegria no trabalho na UMinho? Estariam os docentes de férias, já? Falharia o espírito de colaboração esperado?

«Convite à participação
Tendo recebido até ao momento um número ainda pouco significativo de respostas ao Questionário de Satisfação Docente (QSD) face ao universo de docentes da UMinho, e para que seja possível retirar conclusões mais fundamentadas acerca dos níveis de satisfação/insatisfação, solicitamos mais uma vez, a colaboração dos docentes para o preenchimento do referido questionário, disponível na Intranet […] até ao próximo dia 4 de Agosto, através do item "questionário de satisfação docente".» {Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino (GAQE) - extracto de mensagem electrónica recebida via um-net@uminho.pt, em 06/07/26}.

Mais: perante tamanha desfaçatez, tratando-se de um caso ou de outro, perguntava-me se não seria de tomar, desde logo, medidas drásticas. E mais me perguntava porque não se tornara o questionário de resposta obrigatória. De que estaria o Sr. reitor à espera?

2. Olho para a mensagem reproduzida abaixo, parcialmente, acabada de receber (06/08/07), da mesma proveniência e usando a mesma via, e fico um pouco mais descansado: afinal a situação não era tão preocupante quanto se insinuava a 26 de Julho, pp.; ainda há boas almas entre os docentes da UMinho.

«Informamos que embora já exista uma amostragem significativa de respostas ao Questionário de Satisfação Docente (QSD) foi decidido alargar o prazo do seu preenchimento até ao próximo dia 15 de Setembro. O questionário encontra-se disponível na Intranet, no endereço: http://intranet.uminho.pt/ <http://intranet.uminho.pt/> , através do item "questionário de satisfação docente".»
Não nos libertámos do sobressalto, no entanto.

J. Cadima Ribeiro

Sem comentários: