Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, agosto 14, 2006

Elites fortes: algo inexistente em Portugal

“O sociólogo Manuel Villaverde Cabral considera que a sociedade portuguesa, como colectivo, tem dificuldades em responder a desafios porque estes exigem elites fortes, algo inexistente em Portugal. «A este êxito ´individual/familiar` corresponde o fracasso perante a maioria dos desafios colectivos. Estes exigem liderança, isto é, elites simultaneamente competentes e capazes de interpretar/interagir com as ´massas`, e é isto – elites dignas desse nome e capacidade de liderança – que falta em Portugal».
O investigador do Instituto de Ciências Sociais explica a ausência de elites competentes com a estratificação social muito acentuada, um centralismo administrativo virtualmente totalitário e um enorme distanciamento em relação ao poder simbólico, entre os quais o político e o cultural.”

(extracto de artigo intitulado “Uma questão de atitude”, publicado no Anuário da Revista Fórum Estudante, ano III, 2006, p.8.

Sem comentários: