Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, abril 30, 2007

“Education and economic growth”

“Contemporary views on the determinants of economic growth place education in centre stage. Yet the way in which education affects growth is not yet well understood. This paper begins by surveying the recent literature on the factors that affect growth, paying particular attention to education. It then proceeds to estimate a comprehensive model of growth, testing its robustness across regions of the world. Policy conclusions are drawn.”

Geraint Johnes
Keywords: growth, education, political economy
Date: 2006
URL: http://d.repec.org/n?u=RePEc:lan:wpaper:004210&r=edu

(resumo de “paper”, disponível no sítio referenciado)

1 comentário:

José Azevedo disse...

Obrigado pela referência. As questões do crescimento económico, por um lado, e da respectiva relação com a educação, por outro, sempre me preocuparam.
O crescimento preocupa-me porque, como biólogo, sei que ele tem sempre limites. Espanta-me portanto todo o ênfase político no crescimento como panaceia e como tabela para medir o valor das políticas. E até me divertiria, se não soubesse a gravidade das respectivas consequências.
Por outro lado, o actual ênfase na investigação científica como motor de desenvolvimento parece-me ter muitos contornos de "wishfull thinking". Pergunto-me todos os dias, quando vejo os meus alunos a decidir aceitar as condições da FCT , se de facto ter centenas de bolseiros de doutoramento trará desenvolvimento ao país. Talvez traga. Espero que traga. Vou ler este artigo para ver se me ajuda a descruzar os dedos.