Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, abril 09, 2007

Dimensão das caixas de correio electrónico

«Bom dia,
Acredito que o dito pelo Sr. Aguiar e Assis Azevedo seja uma boa ideia. E felicito a UM pela migração dos seus sistemas e a evolução que isso significa. Mas acredito que seja importante dizer que o problema não fica solucionado só por contar com uma caixa de correio de maior capacidade, mas sim, por implementar um sistema de boas práticas no que a gestão das nossas caixas de correio significa. 15 MB é naturalmente insuficiente, mas não acredito que dentro de um par de meses ou semanas não existam utilizadores com o seu GB de armazenamento perto dos 95%...
Apagar ficheiros desnecessários, criar cópias locais, verificar o tipo de attachments nos e-mails, e finalmente, mas não menos importante, perceber minimamente como o sistema funciona (IMAP, Exchange, Outlook, etc.) constitui uma ajuda preciosa para evitar transtornos em servidores, e-mails não entregues, etc. Acredito que o sucesso das ferramentas e dos sistemas é sempre responsabilidade de todas as partes envolvidas.
Votos de uma boa Páscoa,
Pablo Araya Kroff»
------------------------------
«Bom dia,
Informação em relação ao novo serviço de email da UM:
Está a decorrer desde Setembro de 2006 a migração das contas de correio existentes no sistema gerido pelo SCOM para uma nova infra-estrutura de email gerida pelo SAPIA.
Todos os alunos e serviços da UM transitaram as suas contas de correio para o novo sistema até Dezembro de 2006.
Este ano já iniciamos a fase que culminará com a passagem do serviço de email de todos os departamentos e escolas do actual sistema do SCOM para o novo sistema, passando a ter, as caixas de email de docentes e funcionários, a capacidade de 1GB de espaço.
Porque sabemos que o email é uma ferramenta essencial de trabalho na UM, a migração está a ser feita gradualmente por departamento/escola de forma a causar o menor transtorno possível.
Uma vez que tecnicamente não é possível migrar entre sistemas caixas individuais mas sim todo o domínio de email (ex. ...@sapia.uminho.pt) de um departamento/escola de uma só vez, o SAPIA está a contactar gradualmente as várias unidades da UM para trocar com elas informação que garanta que o processo decorre sem qualquer problema.
Cumprimentos e boa Páscoa.
Filipe Clemente»
---------------------------------
«Parece-me que há já vários anos que as nossas contas não passam dos 15MB. Se este valor era razoável nos anos 90, nesta altura é verdadeiramente absurdo.
Se de facto é assim tão difícil à Universidade proporcionar aos seus docentes contas com uma capacidade minimamente decente (qualquer coisa na casa dos 1500 MB, ou seja cem vezes maior do que a capacidade actual) proponho que a Universidade tente chegar a acordo com a GMAIL, serviço gratuito de e-mail que disponibiliza cerca de 2500 MB.
De certeza que os gestores da GMAIL veriam aqui uma boa oportunidade e não nos desdenhariam. Por outro lado, a Universidade do Minho passaria a dar uma imagem fresca de modernidade com e-mails do tipo lfaguiar@gmail.uminho.pt, em vez de passar a imagem de anacronismo informático, que actualmente passa.
Fica a sugestão. Cumprimentos e Boa Páscoa
Luís Aguiar Conraria»
---------------------------------
«Boa tarde
Com uma frequência cada vez maior são enviados para as listas da universidade, mensagens com ficheiros muito grandes (word, pdf, etc) anunciando conferências e ou seminários.
Nos últimos dias então a situação tem piorado com ficheiros de 2 ou 3 Mb a serem enviados em duplicado e triplicado.
Isto tem levado a muitos problemas de espaço e a muitas contas bloqueadas pois muitos de nós só temos disponíveis 15MB. Ainda por cima todos (penso eu) os ficheiros que vêm em anexo estão disponíveis em paginas www (muitas vezes do próprio departamento ou ...).
Sugiro assim que, sempre que possível, em vez dos ficheiros enviem o endereço da página onde esses ficheiros podem ser encontrados.
Cumprimentos e bom fim de semana
Assis Azevedo»
/….
(reprodução integral de cadeia de mensagens recebida na caixa de correio electrónico entre 6 e 8 de Abril pp., pela ordem com que surgem na última)

Comentário: a nomenclatura está muito menos arrogante; porque será? Não era de supor que a resolução do problema identificado tivesse tido um nível elevado de prioridade? Porque não teve?

4 comentários:

Anónimo disse...

Se além do e-mail fosse possivel também fazer migrar alguns professores...

J. Cadima Ribeiro disse...

Estava a pensar isso mesmo quando conclui a inserção da mensagem e adicionei o comentário.
Isto há gente que se propõe desenvolver tarefas para as quais não tem a mínima qualificação! Já não falo de bom-senso.
Kadima

Anónimo disse...

"Isto há gente que se propõe desenvolver tarefas para as quais não tem a mínima qualificação!"
e o pró-beitor? na Páscoa benzeu o e-email

Anónimo disse...

Os serviços frequentemente anunciam novidades como praticamente executas ou até mesmo como factos consumados. Ora na verdade o mais teos é anuncios de algo que não existe, vai demorar ou até nem vai ser executado...O email nem sequer é o pior...os alunos continuam a espera do serviço de e-impressão anunciado no inicio do ano em panfletos entregues no acto da matricula...Em algumas universidades há quem já tenha, os alunos, o Windows Vista e na UM???....Esta ansia de mostrar sem ter que se fazer...é prova de amadores nomeados (sabe deus como) para orientarem serviços e pessoas...