Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, abril 17, 2007

Inquérito do SNESup sobre modelos de gestão - primeiros resultados

"SNESup – Sindicato Nacional do Ensino Superior
----------
INQUÉRITO SOBRE MODELOS DE GESTÃO -
- PRIMEIROS RESULTADOS
No âmbito da aplicação de um inquérito por questionário sobre possíveis alterações ao modelo de gestão das instituições de Ensino Superior, sendo o questionário unicamente preenchido no site em que esteve disponível, o SNESup recebeu 833 respostas.
A maior parte dos respondentes ao inquérito são docentes de universidades (60%), sendo 40% oriundos do subsistema politécnico. Foram recebidas respostas de 43 instituições diferentes.
Uma proporção significativa dos respondentes, quase 2/3, é doutorada. Globalmente, 70,9% encontram-se na condição de Professor e 21,1% são assistentes (outras situações, como a de investigador, por exemplo são marginais). Quase metade (48,3%) está ligada à instituição por contrato e outra metade (45,3%) por nomeação.
Sensivelmente metade dos docentes que responderam ao inquérito fazem ou já fizeram parte dos colégios eleitorais das instituições onde ensinam (50,2% no subsistema politécnico e 47,7% no subsistema universitário). Esta circunstância sugere que o nosso inquérito despertou especialmente interesse em colegas mais motivados para a participação na vida das suas instituições.
É de referir desde já que, confrontados com várias possibilidades de escolha do responsável máximo pela governação das instituições de Ensino Superior (Reitores no subsistema universitário ou Presidentes no subsistema politécnico), os respondentes optam claramente pela opção “eleito por sufrágio universal dos docentes, investigadores, funcionários não docentes e alunos, com voto ponderado” (63,1% - opção que é mais escolhida pelos docentes do subsistema politécnico, 69,2%, que pelos docentes do subsistema universitário, 58,8%). Menos de 1/5 (16,7%), defendem a forma de eleição actualmente vigente (Eleição por colégio eleitoral). E 10,3% advogam a eleição através de um órgão tipo Senado ou Conselho Geral. Verifica-se deste modo que, se o sistema actual se encontra desacreditado, a alternativa que tem vindo avançada pelo MCTES é ainda menos convincente.
Os resultados do apuramento do inquérito, que incluiu questões sobre a escolha dos Reitores / Presidentes de Institutos, Directores e Presidentes de Departamento, bem como sobre a composição e papel dos Conselhos Científicos, vão ser publicados no nº 24 da Ensino Superior – Revista do SNESup (Abril-Junho).
A todos os colegas que connosco colaboraram, respondendo, os nossos agradecimentos.
Saudações académicas e sindicais
A Direcção do SNESup
Em 16-4-2007"
/...
(reprodução integral de mensagem de correio electrónico recebida em 07/04/16, proveniente da entidade identificada)

Sem comentários: