Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, abril 24, 2007

Desrespeito do ECDU na UBI

«SNESup – Sindicato Nacional do Ensino Superior
----------
Colegas
Estamos desde o início do 2 º semestre do corrente ano lectivo a acompanhar a situação criada a dois colegas assistentes do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior que foram alvo de uma distribuição de serviço que consideramos não respeitar o ECDU, com a agravante, num dos casos, de se atribuir serviço em disciplinas que o assistente em causa não foi contratado para leccionar e para as quais não está preparado. A situação, obviamente, é geradora de stress e prejudica o trabalho de doutoramento do colega. [...].
O Presidente do Departamento é Pedro Guedes de Carvalho, um professor auxiliar para lá deslocado recentente de outro Departamento, onde continua a dar a maioria das suas aulas.
Imbuídos de espírito construtivo, os colegas foram falar com o Vice-Reitor da área do pessoal e com o próprio Reitor, a quem incumbe homologar a atribuição de serviço docente. Sem resultados.
Seguir-se-ia, na ordem natural das coisas, o recurso a instâncias de mediação ou arbitragem de conflitos. Mas não existem, porque apesar das propostas do SNESup e da receptividade do ministério da Justiça, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior não as quer.
Colocaram-se então em Tribunal há dois meses duas providências cautelares, que andam em bolandas porque o senhor doutor juiz de Castelo Branco as enviou para Lisboa, contra a opinião tanto do SNESup como da UBI.
E agora? Vamos deixar cair os colegas ? [...].
Saudações académicas e sindicais e desejos de um Bom 25 de Abril.
A Direcção do SNESup
24-4-2007»
/...
(extractos de mensagem de correio electrónico hoje recebida, com a proveniência e autoria que se identificam)

Sem comentários: