Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, abril 27, 2007

A obra avança e consolida-se!

Sob o título “Serviço público - a obra avança”, em 20 de Abril pp., dei aqui conta de um "Aviso" [Aviso (extracto) nº 6378/2007 ], dos Serviços de Acção Social da UMinho, recentemente publicado no Diário da República - 2ª Série, Nº 69, de 9 de Abril de 2007 -, onde se anunciava que havia sido adjudicada a “Construção de um campo de treinos para golfe em Azurém, Guimarães”.
Esse “Aviso” mereceu-me então o seguinte comentário:
“conforme se percebe da leitura do Aviso publicado no jornal oficial de que se dá conta acima, a situação financeira da UMinho não é, felizmente, tão má quanto a quiseram pintar as más linguas; estou seguro que nos regogijamos todos com isso, os membros da academia minhota, digo; porque as boas novas são para serem partilhadas, aqui deixo esta, convenientemente referenciada.”

Da mesma forma que eu não fui o único elemento da UMinho alertado para a “obra”, também não estive só a comentá-la. Curioso foi, entretanto, o enfoque adoptado pelos "comentadores", conforme se pode atestar na invocação que faço de seguida dos tópicos trazidos a lume nos comentários de que tomei conhecimento.
Uso uma linguagem coloquial para preservar a espontaneidade das mensagens produzidas. Vamos a elas:
i) que se gastassem 20 mil contos para a prática desportiva, vá lá... Mas gastar 80 mil contos (o valor de uma vivenda ou de vários apartamentos) numa sala de bar e numa sala de convívio para alunos, é esbanjar”;
ii) é quase obsceno gastar dinheiro num campo de treino de golfe quando ao mesmo tempo se fala em cortes de pessoal; simplesmente inqualificável;
iii) certamente por preconceito, associava golfistas a endinheirados na terceira idade. Pelos vistos estava enganado. Deve ser uma necessidade sentida pela Universidade, que só sensibilidades mais apuradas conseguiram pressentir...
iv) Os Serviços de Acção Social não deveriam estar juntos aos da UMinho e serem aprovados pela Assembleia ou Senado? Esse dinheiro dos contribuintes pode ser assim impunemente gasto, sem haver uma prestação de contas?
v) Falando dos problemas dos Campi, não deveriamos então levantar o da aridez do Campus de Gualtar? Não se compreende 1) que os diversos edifícios não estejam ligados por passagens cobertas que nos defendam da chuva e do sol e 2) que haja tão poucas árvores (parece que seguimos a triste máxima do nosso urbanismo nos termos do qual "urbanizar é desarborizar";
vi) esta troca de mensagens sugere-se-me um bocada subversiva!

Sabe-se lá porquê, tudo isto me veio à memória entretanto, lendo, algures, a notícia de que o reitor da UMinho tinha passado a integrar a comissão executiva do CRUP, ou coisa similar.

Lá vamos cantando e rindo!

J. Cadima Ribeiro

4 comentários:

JLS disse...

É incrível, de facto! Já o campus de Gualtar também está em plena expansão. Não se compreendem bem estes tais "cortes".

Anónimo disse...

E quem vai GANHAR com isto?
E quem PERDEU com a expropriação dos terrenos que inicialmente teriam um fim difirente do agora anunciado.
Sabendo-se que uma expropriação (POR UTILIDADE PÚBLICA)é feita e autorizada para um determinado fim, ILEGAL SERÁ, que a acontecer como no caso em apreço, a prestação das devidas "contas" devam ser prestadas a quem de direito.

Anónimo disse...

Alguém sabe o que se passa com os edificios junto às residencias...de um qualquer construtor? Pois a obra é do mesmo artista...e mais um empreiteiro...Apartamentos construidos em terrenos da universidade, junto as residencias universitárias em Azurém....?!?!?!?

Anónimo disse...

Extraordinário!

Agora compreendo em que tipo de coisas é gasto o dinheiro que deveria ser utilizado para admitir novos docentes competentes e sérios na Escola de Direito e para pagar as indemnizações decorrentes do despedimento dos outros.

Felizmente, já não estamos sozinhos!

http://casinodaelsa.blogspot.com
http://portugalclub.org