Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, junho 18, 2007

O RJIES, segundo o SNESup

"Colegas
Deu entrada na Assembleia da República, onde passou a ser a Proposta de Lei nº 148/X, a chamada versão final do RJIES, que juntamos em anexo.
Verificamos que
- lamentávelmente, o MCTES, sem que disso tivesse sequer informado as associações sindicais, veio sujeitar a aplicação do Código do Trabalho a um regime especial, circunstância que irá alimentar a resistência das entidades patronais à regularização da situação do seu pessoal docente (cfr. nova redacção do actual artigo 53º ) ;
- foram tidas em conta, embora nem sempre a redacção seja a mais feliz do ponto de vista formal, algumas das observações que lhe foram dirigidas pelo SNESup e pela FENPROF, reiteradas na reunião realizada em 5 de Junho último, sobre a inconveniência de, através do RJIES, consagrar formulações que restrinjam directa ou indirectamente o âmbito da negociação da revisão dos estatutos de carreira (cfr. nova redacção dos actuais artigos 48º a 50 º, Artigo 102º nº 3, Artigo 120º );
- muito embora na reunião de 5 de Junho o Ministro Mariano Gago tenha reafirmado a sua ideia de que os conselhos científicos deveriam ter um papel puramente consultivo, a redacção adoptada acabou por salvaguardar, conforme o SNESup defendeu então, aspectos importantes da competência deliberativa dos conselhos científicos (artigos 100º d) e 103 º - 1).
No restante, o texto divulgado consagra algumas soluções cuja justificação se afigura duvidosa e acolhe algumas formulações marcadamente inconstitucionais, aguardando o SNESup o pedido formal de parecer da Assembleia da República para apresentar as propostas que tem em preparação.
Saudações académicas e sindicais"
A Direcção do SNESup
(reprodução integral de comunicado do SNESup, datado de 2007/06/18, recebido por via electrónica)

1 comentário:

Ricardo Dias Marques disse...

Convenção da Universidade de Lisboa nesta 5ª e 6ª Feira (21 e 22-Jun-2007) sobre o RJIES

Reparei que, nesta 5ª e 6ª Feira (21 e 22 de Junho de 2007), terá lugar, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, a "Convenção da Universidade de Lisboa".

O evento tem a sua página em:
http://www.ul.pt/portal/page?_pageid=173,278080&_dad=portal&_schema=PORTAL

Pelo que percebo, o "prato forte" da Convenção será precisamente a análise e discussão do novo "Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior" (RJIES).

O evento é de Entrada Livre.